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Período de chuvas comprometeu o cumprimento do cronograma e causou atraso na entrega da obra

Em fevereiro deste ano, o rompimento de um sistema de drenagem de manilhas que atravessa a Rua Assad Nasar, localizada no bairro Nova Viçosa, afetou moradores e pessoas que transitam pelo bairro. O rompimento comprometeu o fluxo de veículos particulares e de uso coletivo, e o trânsito de pedestres; já que a rua é uma importante via de acesso do bairro.

Diante disso, a Prefeitura de Viçosa, através da Superintendência de Gestão Pública e Governança, convocou servidores de diversos setores para que fosse traçado um plano de ação que solucionasse o problema. A partir de então, no dia 19 de fevereiro, as obras tiveram início com a preparação do canteiro de obras e a execução do acesso para as máquinas. No entanto, o cronograma previsto começou a ser afetado pelo período de chuvas, sendo que no dia 21 de fevereiro, 12 milímetros foram registrados em Viçosa. Esta chuva provocou o rompimento da rede de água e esgoto do SAAE e o deslizamento do talude. Em função disto, a equipe responsável pela obra precisou trabalhar na retirada de grande quantidade de lama e na canalização da água presente na manilha. No dia 26, a água da chuva rompeu novamente a tubulação que estava sendo feita. Nos dias seguintes, a reconstituição da estrutura de desvio da água e da tubulação paralisou parcialmente a obra.

Após o recesso de carnaval, que terminou no dia 7 de março, os trabalhos foram retomados com a escavação de 11 valas para drenagem do afloramento de água, e mais uma vez, a chuva – registrada em 32 mm – danificou grande parte do serviço que havia sido feito. Vale ressaltar que se trata de um local com grau de dificuldade elevado e ter sido utilizado como aterro sanitário por muitos anos, contendo resíduos e solo instável.

A partir do dia 12 de março, reiniciaram os trabalhos de escavação de valas e estaqueamento para estabilizar o solo, seguido da realização de aterro e preparação do fundo para caixa. A chuva persistiu, e nesta segunda-feira (19), foi feita a recomposição do aterro e retirada de lama. No decorrer desta semana, foram feitos mais drenos, um colchão de fundo no solo e uma caixa de passagem.

Apesar dos imprevistos causados por um total aproximado de 80 mm de chuva, toda a equipe da Prefeitura continuará trabalhando para que sejam concluídos os serviços de afloramento de água, estabilização do solo, drenagem de água pluvial, reaterro e compactação do solo; permitindo que o escoamento de chuva ocorra sem causar novas erosões. Após finalizado o trabalho de aterro, a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, irá fazer a revegetação do solo com espécies indicadas.

PMV

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