Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) localizou e recuperou, no estado de São Paulo, dez veículos subtraídos de três empresas mediante fraude. A ação policial, realizada na última semana, é decorrente de investigações de um esquema criminoso envolvendo uma espécie de pirâmide financeira.

Segundo o chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, delegado Domiciano Monteiro, inicialmente, os integrantes do grupo obtinham os carros das empresas vítimas por meio de contratos, formalmente legais. “No entanto, em segundo momento, os criminosos ofereciam os veículos para terceiros em uma modalidade conhecida como cashback, e essas outras vítimas pagavam valores de aluguel do veículo acreditando que receberiam todo o montante investido – aproximadamente 60% do valor venal do veículo – após um período de 15 meses de aluguel dos automóveis”, completa Domiciano.

A titular da 2ª Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (Deictran), delegada Gislaine Rios, informa que as primeiras vítimas receberam de fato os valores prometidos de cashback, como em uma pirâmide financeira, sendo utilizado, para tanto, recursos obtidos daqueles que estavam ingressando no esquema. “A partir de dado momento, contudo, os criminosos passaram a se apropriar da totalidade dos valores, fazendo a pirâmide ruir e deixando os clientes em prejuízo”, explica.

A ação foi coordenada pela 2ª Deictran, com o apoio da Delegacia Regional em Patos de Minas e da Delegacia de Polícia Civil em Presidente Olegário.

PCMG

Comentários