Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de 08 a 12 de janeiro, o 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido) de 2024.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no município.

De acordo com os dados 1º LIRAa de 2024, o resultado apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) 0,7%, classificando o município em baixo risco de surto. De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, até 0,9% o risco de infestação é baixo; intervalo entre 1 e 3,9%, a situação é de alerta; e quando igual ou superior a 4% é considerado risco de surto.

A Secretaria Municipal de Saúde, para fortalecer a capacidade de resposta municipal, por meio da colaboração dos diversos setores da Prefeitura de Viçosa, implantou a SALA DE SITUAÇÂO MUNICIPAL DE ARBOVIROSES, com objetivo de intensificar a consolidação e divulgação de informações para a tomada de decisão, visando o fortalecimento e a melhoria de atividades para vigilância e controle das arboviroses.

A Sala de Situação também desempenha um papel fundamental na coordenação de ações de controle. Isso inclui a mobilização de equipes de campo para atividades de controle de vetores, eliminação de criadouros e educação da comunidade sobre medidas preventivas.

Nos casos suspeitos, após o recebimento das notificações realizadas pelas Unidades de Saúde do município, a equipe realiza a aplicação de inseticidas UBV Costal para eliminação do mosquito. Somente em caso de alta incidência (nas últimas quatro semanas epidemiológicas acima de 383 casos notificados por dengue, chikungunya ou zika) é que o Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais disponibiliza o carro FUMACÊ – UBV pesado).

A Secretaria de Saúde possui equipe capacitada com supervisores de Campo e Agentes de Combate a Endemias que desempenham um papel crucial no combate ao Aedes aegypit com ações que abrangem diversas áreas e estratégia, porém a participação ativa da população é fundamental no combate e na prevenção das doenças transmitidas por esse vetor. Em caso suspeito, é fundamental procurar assistência médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

A Secretaria Municipal de Saúde está preparada e oferece em todas as Unidades Básicas de Saúde atendimento médico e, em caso de suspeita da doença, a realização de exames.

É importante notar que a dengue pode evoluir para uma forma mais grave, conhecida como dengue grave ou dengue hemorrágica. Nesses casos, os sintomas podem incluir sangramento, queda súbita de pressão arterial, choque e outros problemas graves. A dengue grave é uma emergência médica e requer atenção médica imediata.

por DCM

Comentários