Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A manhã desta quinta-feira (12) foi marcada por um evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado oficialmente no dia 15 de junho. A passeata realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI), em parceria com Câmara Municipal de Viçosa, percorreu o centro da cidade, saindo da Vila Gianetti rumo à Praça Silviano Brandão e contou com cerca de 150 participantes.

Com o objetivo de mobilizar a rede de atendimentos, fornecendo informações a respeito dos direitos dos idosos e conscientizar a população sobre a existência deste tipo de violência e a sua gravidade, o PMTI mobilizou seus usuários e realizou uma passeata no centro de Viçosa. Durante a manhã, tiveram uma palestra sobre os direitos dos idosos com a defensora pública Ana Flávia Soares Diniz; exercícios físicos com o educador físico Wedersom Cândido de Oliveira e um forró com o sanfoneiro Nilton Almeida.

Para Celeste Lentini, de 76 anos, que participa há um ano do PMTI, a conscientização é necessária. “Essa ação é muito importante porque eu já estive fora do Brasil e em outros países o idoso é muito respeitado, ele tem primazia, e aqui ainda há muita falta respeito com o idoso, tudo tem que pedir e se torna difícil”, destacou.De acordo com Ivones Martins, coordenadora do PMTI, “o objetivo do nosso trabalho é melhorar o atendimento dos equipamentos da rede socioassistencial e proporcionar uma melhora na qualidade de vida desses idosos e deixar eles mais conscientes de seus direitos”.

Esta passeata é a primeira intervenção pública do PMTI neste ano. Outras ações devem ocorrer ao longo do ano e em outubro acontece a Semana Municipal do Idoso, com uma programação extensa.
Comentários