Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

No último domingo (06), eleitores de todo o país foram às urnas escolher os conselheiros tutelares das suas respectivas cidades. A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA). Os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes em situações diversas. Em Viçosa são 5 vagas e foram eleitas: Josenice do Santa Clara (286 votos), Marcia do Fundão (248 votos), Samara Ribeiro (234 votos), Eliane Ferreira (233 votos) e Profª Tutty (230 votos).

As eleições começaram às 8h na Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes. Até às 17h, quando encerraram as eleições, compareceram às urnas 1.870 eleitores  que podiam votar em até 5 dos 35 candidatos. A presidente do CMDCA, Vera Saraiva, esclareceu que esses eleitos tomam posse em janeiro de 2020 e têm mandato de 4 anos. Os que se candidataram a uma das vagas passaram por uma prova escrita sobre os direitos da criança e do adolescente, além de avaliação psicológica – “Mas somente isso não basta para concorrer a uma das vagas de conselheiro tutelar. A pessoa que pleiteia essa vaga também precisa ter experiência mínima de 2 anos de trabalho com crianças e adolescentes” – informou ela.
O eleitor, Luís Gonzaga Balbino, que fez questão de comparecer para votar, disse que é preciso a sociedade participar mais, especialmente em um cargo que defende os direitos de nossas crianças e adolescentes. “Os conselheiros são responsáveis pela proteção de nossa molecada”. Além dos 5 eleitos, os que figuram entre a 6ª e a 10ª posição se tornam suplentes dos titulares. Nesse caso, são os suplentes: Amanda Pinto Coelho (224), Alcir Mucci (190), Eliete do Posto (187), Paula Lucas (183) e Elaine Couto Pacheco (180).
PMV
Comentários