Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A UFV obteve nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, divulgado hoje (12) pelo Ministério da Educação (MEC).  Entre as 2.052 instituições avaliadas apenas 42, ou seja, 2% obtiveram o melhor conceito.

O IGC avalia anualmente instituições públicas e privadas de ensino e, segundo o MEC, é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. O indicador sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O índice tem uma escala que vai de um a cinco, sendo um e dois considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. A maior parte das universidades (63,6%) se concentra no conceito 3. Entre as 42 que obtiveram nota máxima, 13 são federais.

O reitor Demetrius David da Silva avalia que grande parte destas 42 instituições, sobretudo as privadas, tem poucos cursos de graduação. “Algumas são faculdades que têm apenas um ou dois cursos. Na UFV foram avaliados 63 cursos. Isso é uma mostra muito expressiva do nosso padrão de qualidade porque é sempre muito mais difícil obter uma avaliação tão boa em uma instituição de grande porte como a UFV”

Ainda segundo o reitor, o mérito de mais um índice que comprova a excelência da UFV está ligado ao conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Temos uma graduação de qualidade porque temos pesquisas muito sólidas que melhoram o nosso ensino. As diversas experiências com extensão dos nossos alunos também os preparam para o mercado de trabalho de maneira diferenciada”, disse Demetrius.

Clique neste link para  conhecer todos os  resultados do IGC

Divulgação Institucional

Comentários