Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, a partir de fevereiro de 2018, após aumentar o volume de água tratada ofertado à população, com a conclusão da primeira fase de ampliação da ETA II –  Violeira (captação Rio Turvo) que aumentou de 120  para 165 Litros de água tratada por segundo, e iniciou a fase de aumento da capacidade de reservação de água tratada do município.

Nesse sentido, em maio de 2018, SAAE e Prefeitura conseguiram um empréstimo no valor de R$ 2.967.560,80 (Dois milhões, novecentos e sessenta e sete mil, quinhentos e sessenta reais e oitenta centavos), junto ao BDMG,  para a construção de 2 reservatórios sendo um de 3 milhões de litros e 500 mil litros e uma adutora de interligação do reservatório maior com a ETA II – Violeira.

Segundo o Diretor de Engenharia e Manutenção da Autarquia, Diogo Rezende, “a instalação do novo reservatório de 3 milhões de litros, em andamento desde abril deste ano, além de aumentar o armazenamento de água potável, dando mais segurança ao abastecimento municipal, proporcionará mais eficiência ao sistema como um todo.” Informou Rezende.

Com a terraplanagem executada, a base será construída em  concreto  para instalação do novo reservatório, na mesma área do reservatório de 1 milhão de litros.

No dia 10 de maio foram entregues na Autarquia o tanque de 3 milhões de litros, que será montado na base construída ao lado do reservatório já existente.

Com a construção dos novos reservatórios, o SAAE aumentará em mais de 50% a capacidade de reservação de água tratada do município, além de melhorias na pressão do sistema de distribuição, tornando a estabilização do sistema mais rápida em casos de interrupção.

 

Informações adicionais

Os sistemas de distribuição e tratamento que abrangem a ETA I (Violeira) e ETA II (Bela Vista) possuem reservação de 5,96 milhões de litros de água tratada. Quando somados aos reservatórios de água tratada dos poços artesianos que atendem aos distritos e zona rural totalizam na capacidade de armazenamento de 6,4 milhões de litros de água tratada.

Diante do consumo diário médio de 17,3 milhões de litros de água tratada do município, a atual capacidade de reservação de 6,4 milhões de litros de água garante o abastecimento de Viçosa por menos de 12 horas (em caso paralização total do sistema).

Construído em 1994, o reservatório de 1 milhão de litros, recentemente teve parte da  fundação reforçadas com tubulões de concreto armado coroados por uma estrutura de travamento.

O sistema de abastecimento da ETA II – Violeira, possui um reservatório de 1 milhão de litros, recém reformado, porém, com a mudança da estratégia de abastecimento municipal para a Bacia do Turvo Sujo, vem demandando crescente aumento no sistema de reservação de água.

Assessoria de comunicação Saae

Comentários