Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Projeto Conscientiza BJ encerrou as atividades do ano de 2019 com a festa de confraternização realizada na última quinta (12/11/2019) no ginásio da Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes. O Projeto é uma iniciativa de um grupo de moradores da comunidade do bairro Bom Jesus que se organizaram para lutar por melhorias para população local, principalmente quanto aos quesitos educação, cultura, esporte e saúde. Oficialmente e de modo integrado o Conscientiza BJ surgiu no início de 2019, porém mesmo em anos anteriores as ideias já vinham sendo colocadas em prática na comunidade.

O Projeto envolve moradores que através dos trabalhos sociocomunitários lutam por melhorias para o bairro, porque acreditam que cidadania, solidariedade e responsabilidade social devem ser inerentes a todos que defendem um futuro melhor para uma comunidade que durante muitos anos foi esquecida/ignorada pelo poder público. O Projeto contribui com a comunidade, ajuda a desenvolver uma formação humana e desperta o compromisso de fazer uma sociedade melhor.

Ao longo do ano foram oferecidas diversas atividades para a comunidade do bairro Bom Jesus e seu entorno, envolvendo diversas faixas etárias. Ocorreram cursos de capacitação, eventos culturais, atividades esportivas e ações voltadas para saúde, além de muita cobrança e fiscalização junto aos órgãos competentes do poder público, sempre com o intuito de trazer melhorias para a comunidade. Algumas atividades realizadas em 2019 foram: torneios de futebol para jovens da comunidade e atletas amadores acima de 40 anos, escolinha de futebol de salão para crianças, escolinha de artes marciais, bailes conscientes com participação de cantores renomados, festa junina, festas beneficentes para arrecadação de fundos e alimentos para moradores necessitados, criação de opções de lazer para moradores da comunidade, atividades artísticas e culturais (arte do grafite e exposição de desenhos elaborados pelas crianças do bairro sobre a Consciência Negra), gravações de vídeo clipes musicais, plantio de mudas de árvores e apoio na revitalização de espaços (como por exemplo a revitalização do campo do Estrela Dalva), cursos de capacitação (oficinas de cabelo, maquiagem, entre outras), cobrança e fiscalização junto ao poder público que resultou em diversas melhorias para comunidade (asfaltamento de ruas, troca de iluminação e limpeza urbana).

Os sinceros agradecimentos do Conscientiza BJ para toda comunidade do bairro Bom Jesus pelo voto de confiança no trabalho que vem sendo executado. Agradecimentos especiais para todos voluntários que dedicam parte do seu tempo para realizar atividades junto ao Projeto: Robson Azevedo (político, popularmente conhecido como “Chuca Petróleo”), Thiaguinho Fidélis (presidente do bairro Bom Jesus), Melissa Castro (estudante de Comunicação Social da UFV), Rosiane Virginia (Psicoterapeuta), Marcel Silva (lutador de Jiu-Jitsu e Muay Thai), João Victor Silva (lutador de Jiu-Jitsu), Renata da R Espaço Feminino e Júlia (responsáveis pelas aulas de Zumba), André Caçarola (professor de Educação Física), Doquinha, Alexssandra Gonçalves (estudante de Pedagogia da UFV), Raíssa Rosa (idealizadora do Projeto Pérolas Negras e parceira do Conscientiza BJ), Sandra e Batista da Escolinha Piuí entre outros que ajudaram o Projeto em algum momento ao longo deste ano.

Foto: Confraternização de encerramento das atividades do Conscientiza BJ em 2019 no ginásio da Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes, Viçosa-MG.

Comentários