Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Mais uma etapa das ações planejadas para a Praça Silviano Brandão foi realizada neste final de semana, conforme previamente planejado na reunião feita pela Prefeitura e demais órgãos públicos, que definiu as diretrizes e ações a serem tomadas no local. Na última sexta-feira, 23, foi realizada a lavagem de toda a praça com caminhões pipa. Além da praça, o Calçadão Artur Bernardes e o calçadinho também foram lavados.

Segundo o Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan, após a abordagem e amparo aos moradores de rua e o recolhimento dos materiais reciclados acumulados no coreto realizados na quarta-feira, 21, e a então lavagem da praça, o próximo passo é, ainda esta semana, a manutenção e troca de todas as lâmpadas da iluminação da praça. “Todas as lâmpadas serão trocadas por outras de maior potência e melhor luminosidade, ampliando assim a eficiência da iluminação naquela localidade”, define Piovesan.

A Prefeitura de Viçosa definiu as operações em andamento na praça e imediações a fim de lidar com a presença de moradores de rua, acúmulo de material reciclado por catadores de lixo, usuários de drogas e outros delitos cometidos na área, numa reunião realizada na terça-feira passada, 20, juntamente com o SAAE, por intermédio da Superintendência de Gestão Pública e Governança, das secretarias de Obras, Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Assistência Social, Fazenda e Saúde e com apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar.

AÇÕES DEFINIDAS

Ficou acertado na reunião que o SAAE estaria recolhendo de forma permanente qualquer acúmulo de material reciclado juntado neste e em outros locais; a Secretaria de Saúde, por meio do CAPS fará as ações de internações de dependentes de álcool e drogas, inclusive com apoio judicial para aqueles que se recusarem a buscar tratamento; a Secretaria de Ação Social fará o encaminhamento para abrigos de moradores de rua e para estes que foram de outras cidades fará contato com os órgãos de assistência social do município de origem para que recebam e busquem solução adequada para estes moradores de rua; a Secretaria de Fazenda fará apreensão de todo e qualquer material comercializado por ambulantes nas ruas da área central da cidade e em um segundo momento em outros bairros da cidade, com operações semanais por toda cidade.

Imediatamente, em outra reunião de todos os órgãos da Prefeitura de Viçosa com o comando da Polícia Militar, ficou acertado o modo de operacionalização da ações e a primeira etapa da operação ocorreu na manhã e tarde desta quarta-feira (21/02) na Praça Silviano Brandão, com o objetivo de retirar as pessoas que utilizam o local, principalmente o coreto, para o uso de bebidas alcóolicas e práticas de outros delitos; recolhimento de material reciclado acumulado próximo ao coreto e apreensão de mercadorias de ambulantes.

 Inicialmente, foi feita uma abordagem social pelos servidores da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde com os”moradores de rua” que ocupam o coreto, com apoio da Polícia Militar (PM). Presente na Ação, o Secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Figueiredo Salgado, disse que o objetivo agora é encaminhar essas pessoas aos serviços públicos para tratamento e acolhimento e retirá-las das condições sub-humanas que vivem. Alguns, inclusive, já aceitaram ser enviados para a unidade do Centro de Atenção Psicosocial (CAPs), para tratamento, principalmente contra o alcoolismo.

Paralelo ao trabalho das equipes de Saúde e de Assistência Social, funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE fizeram uma limpeza no coreto.  Nesta sexta-feira, após o horário comercial, o SAAE promoverá uma limpeza geral na Praça e no Calçadão, inclusive com a lavagem destes dois espaços.

O Prefeito Ângelo Chequer salientou que sua determinação será tolerância zero com estas situações no município, entretanto sem perder de vista a questão social e as ações de acolhimento e tratamento psicossocial e de saúde das pessoas que necessitarem, mas que isto não será empecilho para manter a Praça Silviano Brandão e outros logradouros com ordem e segurança para todos.

O Superintendente de Gestão e Governança da Prefeitura de Viçosa, Luciano Piovesan Leme disse que, partir de agora, o coreto e demais áreas da Praça Silviano Brandão e adjacências terão vigilância e ações permanentes para evitar que os moradores de rua retornem ao local.

ASSESSORIA DE IMPRENSA PMV

Comentários