Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Mais uma boa notícia acaba de chegar para a UFV. A Universidade foi recredenciada com o conceito máximo (5) para oferecer por mais cinco anos o ensino a distância (EAD). A nota foi divulgada no relatório elaborado por uma equipe de avaliadores credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que esteve, no campus Viçosa, de 3 a 6 de dezembro. Durante esse período, eles visitaram diferentes setores e conversaram com gestores da instituição, estudantes, professores e técnicos. O conceito 5 é resultado da avaliação de cinco eixos: Planejamento e avaliação institucionalDesenvolvimento InstitucionalPolíticas AcadêmicasPolíticas de Gestão e Infraestrutura.

Dentre as diversas informações destacadas no relatório está a lembrança de que a UFV participou do primeiro grupo de instituições de ensino superior que se vincularam à Universidade Aberta do Brasil (UAB), quando de sua criação, para o oferecimento do curso de graduação em Administração, em 2006, e posteriormente os de História e Matemática. Há também um destaque para a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), criada em 2001, que exerce as funções de coordenação, supervisão, assessoramento e suporte técnico às atividades acadêmicas do ensino a distância.

A Cead apoia e responde pela produção de materiais didáticos interativos, que utilizam diferentes formatos e mídias, disseminando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em todas as etapas dos cursos oferecidos pela UFV, nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância. O relatório ressalta ainda a estrutura física do setor e sua responsabilidade pela coordenação e desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio da UFV, o PVANet, que hospeda as disciplinas da graduação e pós-graduação e diferentes cursos.

Para o diretor da Cead, professor Francisco de Assis de Carvalho Pinto, o fato de a UFV ser novamente credenciada para atuar em ensino a distância “dá uma tranquilidade para colocar em prática as metas do Plano de Gestão, iniciado em maio de 2019, que tem como objetivo posicionar o EAD da Universidade em um patamar quantitativo ainda mais acima do que está”. Para ele, o conceito máximo “é um orgulho” e traz consigo a certeza de que se irá atingir todas as metas definidas. Este conceito, segundo o diretor da Cead, “reflete não somente a qualidade de infraestrutura física instalada na UFV, mas, principalmente, a competência e dedicação do seu corpo técnico”.

Vale destacar que, no relatório, a comissão do Inep ressaltou “o clima amigável e colaborativo em que ocorreu a avaliação e agradeceu o apoio e presteza nos atendimentos das demandas por parte da gestão da Cead e sua equipe, além da comunidade acadêmica em geral”.

Divulgação Institucional – campus Viçosa

Comentários