Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

DSC08294A Câmara Municipal de Viçosa, por meio de seu corpo de Vereadores, juntamente com a comunidade celebra nesta noite os 180 anos da Paróquia Santa Rita de Cássia”, disse o Presidente Luis Eduardo Salgado (PDT) abrindo a sessão solene solicitada pela Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV), por meio do requerimento de n° 058/2013 em comemoração aos 180 anos da Paróquia na última quinta-feira (19).

Para iniciar, o Coral de Santa Rita de Cássia fez uma singela apresentação. Em seguida, o Cônego José Geraldo Vidigal fez um pronunciamento com a história da Paróquia e ressaltando o momento vivido. “Um dia solene raiou para nós, que é este dia 19 de setembro uma que temos a honra imensa de estarmos na veneranda Câmara Municipal de Viçosa na celebração dos 180 anos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Toda comemoração histórica é importante, no entanto quando essa comemoração histórica está ligada também a um fato religioso, ela se torna mais importante e útil, porque está mais apta para suscitar sentimentos de civismo e religiosidade, firmando a responsabilidade dos que vivem o momento presente, ele traz uma riqueza do passado”, proferiu.

Os representantes da Juventude da Paróquia Santa Rita de Cássia, Douglas Balbino e Daiane também prestaram homenagens. “Como começar um agradecimento se não já desde início dizer: obrigado, porém esse obrigado não é algo usual, automático ou corriqueiro, neste momento ele retrata uma gratidão enraizada no seio de uma Igreja que se propôs há 180 anos ser uma casa de oração, vez que nela entramos para orar e saímos para servir”.

“Na década de 70, Viçosa recebeu a minha família, deslumbrada com a cidade observava tudo, no Centro lá estava ela, grande, luminosa e de braços abertos para nos acolher, era a Igreja de Santa Rita de Cássia. Dada a importância do santuário nas vidas dos viçosenses. Parabenizo os padres da Paróquia, em especial, ao Padre Paulo que tenho tanto apreço e admiração. A Igreja é aquela que comunga com a vida da comunidade, partilha seus trabalhos com todos: o povo de Deus. É assim que vemos a Paróquia Santa Rita de Cássia tecendo seu papel histórico no cotidiano do município de Viçosa sempre em busca da paz e de um mundo mais justo para todos, respondendo ao chamado de Deus, Evangelizando há 180 anos”, prestou sua homenagem, a autora do requerimento, Marilange Pinto Coelho.

Em seguida, foi entregue uma placa de homenagem. O Pároco Padre Paulo Dionê Quintão prestou os seus agradecimentos. “Estamos com nossos corações em festa para agradecer e bendizer a Deus, o que nós vivemos hoje percebendo os trabalhos pastorais de evangelização da Paróquia Santa Rita de Cássia é uma realidade que acompanha a minha história há 10 anos. Queria agradecer essa iniciativa da Câmara e gostaria de deixar meu testemunho da minha gratidão e afeição com Deus, por meio de Santa Rita de Cássia”, disse.

Dona Rita declamou uma poesia, de sua autoria: “A Igreja de Santa Rita é a união da família, unidos em oração para o nosso dia a dia. Onde encontramos paz, amor e sabedoria”.

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado contou uma demonstração da presença de Santa Rita de Cássia em sua vida. “O conduzir da vida de Cristo em Cristo nessa Paróquia entregue a tantos que aqui passaram é a Igreja viva, a Igreja que converte. Esse milagre vivo, 180 anos de vida contadas numa história tão bonita. Parabéns!”

Também estiveram presentes, o Juiz de direito da Comarca de Viçosa, Omar Gilson de Moura Luz; os Vereadores Lidson Lehner (PR), Alexandre Valente (PSD), Carlitos Alves (PDT) e Sávio José (PT); as irmãs oblatas de Nazaré, os líderes das pastorais e das comunidades, os membros da juventude e da sociedade civil. 

 

Comentários