Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

CFSd – Polícia Militar de Minas Gerais realiza um dos concursos mais concorridos de sua história

4ª Região, com sede em Juiz de Fora, apresenta a maior relação ao se considerar o público feminino: 334 candidatas/vaga. No caso dos homens, 2º lugar, com 122 candidatos/vaga, atrás apenas de Uberlândia, com pequena diferença: 124 candidatos/vaga

 

Será realizado neste domingo, 28, a partir das 8h, o esperado concurso destinado à formação de soldados para a Polícia Militar de Minas Gerais. Para todo o Estado, 124.439 pessoas se inscreveram para as 1.600 vagas oferecidas, sendo 1.440 para o sexo masculino e 160 para o sexo feminino. Após três anos sem lançamento de edital para soldados, a corporação se volta para a ampliação do quadro. Os inscritos já podem conferir o local de prova no link “Cursos e Concursos” do site www.pmmg.mg.gov.br, sendo que, em Juiz de Fora, as provas serão aplicadas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Colégio de Aplicação João XXIII.

Para a 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM), com sede em Juiz de Fora, 3316 homens se inscreveram para as 27 vagas oferecidas (122,81 candidatos/vaga) e 1002 mulheres buscam uma das três vagas (334 candidatas/vaga), média superior a do Estado: 63,19 candidatos/vaga, entre os homens, e 208,98 candidatas/vaga, dentre as mulheres. Só para se ter uma ideia, no último vestibular da UFJF, por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), o curso de medicina, historicamente o mais concorrido da instituição contabilizou 9,15 candidatos/vaga, dentre os não cotistas; se dividirmos o número total de inscritos da Região ( 4318) pela quantidade de vagas disponíveis (30), chegamos a 143, 33 candidatos/vaga, número quase 16 vezes maior que a disputa pelo Pism de Medicina em 2013. O vestibular da UFMG, por exemplo, um dos mais disputados do Estado, apresentou 61 mil inscritos em sua última edição, metade dos que buscam a PMMG neste edital.

Como, na inscrição havia a opção de o concurso poder ser realizado em qualquer município sede de uma das 18 regiões da Polícia Militar, não necessariamente todos que vão prestar a prova em Juiz de Fora optaram pela vaga destinada à essa unidade; dessa forma, a cidade vai abrigar mais de 10 mil candidatos no próximo domingo, 28.

Sendo assim, é importante que o candidato reconheça o local da prova com antecedência, se possível no dia anterior ao concurso e, no domingo, esteja em sua unidade de realização do teste, no mínimo, uma hora antes da aplicação. Além disso, é importante ressaltar que o trânsito será alterado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), na Via São Pedro, com sentido único para acesso a UFJF. A medida é procedimento padrão na realização de eventos de grande porte no campus. Os estacionamentos do interior das faculdades não poderão ser utilizados. As cantinas estarão abertas, à disposição dos candidatos e acompanhantes.

Os candidatos devem portar material individual para a realização da prova (lápis, caneta e borracha), sendo vedado o empréstimo dos objetos. Não será permitido portar objetos eletroeletrônicos no interior dos locais de prova, inclusive celulares. É necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade original e com foto, conforme edital, válido em todo o território nacional e dentro do prazo de validade.

 

A PROVA

No domingo, 28, serão aplicadas as provas de conhecimento, sendo a prova I – objetiva  e a prova II – redação. A prova I conterá 40 questões, sendo 13 para Língua Portuguesa; sete para Matemática; seis para Geografia; seis para História do Brasil; quatro para Conhecimentos de Informática e quatro para Direitos Humanos, com valor de 200 pontos, elaborada com questões de múltipla escolha e quatro opções cada. A redação terá valor de 100 pontos, com tema fornecido no momento da prova, observando os critérios de ortografia, morfossintaxe, pontuação, cada um valendo 20 pontos, e conteúdo, este valendo 40 pontos. Aprovado no exame intelectual, o candidato é submetido a exames de saúde e psicotécnico, além de teste físico.

 

CURSO

Se aprovado no concurso, o candidato vai frequentar o curso, na Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte, com duração de nove meses, em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas e fins de semana. A remuneração básica inicial para o Soldado de 2ª classe da PMMG, ainda durante os estudos, é de R$2.367,27 e para o cargo de Soldado de 1ª classe da PMMG, após a formação, é de R$3.182.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 4ª RPM

Comentários