Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
carnaval2

fotos carnaval 2012 arquivo PMV

O Bloco Vem-Quem-Quer traz para o desfile de 2016 o tema “seu Tuim”.  A marchinha, vencedora de um dos concursos de carnaval de Santa Luzia, o “Santa Folia”, é de compositores daquela cidade (Douglas Batera, Mauro Bainha/Regina B. da Silva) e fala sobre uma injustiça com um cidadão chamado Antônio, apelidado de “Seu Tuim”, que foi preso injustamente e todos clamam pela liberdade dele, como reza o refrão: “Se você tem bom coração e gosta de mim, quero ver você soltar o seu Tuim”.

A princípio, a música da marchinha “Rua dos Passos”, já pronta, com letra de Francisco de Castro e música do Maestro Rogério Campos, seria o tema. A letra fala sobre o início da criação de Viçosa, quando aquela rua era única e ia desde o Pau de Paina (atual bairro Nova era, próximo à antiga Usina) até a atual Praça Silviano Brandão, como remata a canção: “Rua dos Passos era toda a cercania, ali nasceu o samba, o abraço e a alegria”. A letra também fala sobre os olhares “indiscretos” pelas gretas das janelas, até há tempos bem próximos, observando os namoradinhos, para a fofoca do dia seguinte. Devido ao tempo escasso, o tema será amplamente trabalhado durante o ano 2016 e será apresentado no Carnaval de 2017.

O desfile do bloco será na próxima sexta-feira, dia 29, com início às 20 horas, saindo da esquina da Rua Afonso Pena com Rua Doutor Brito.

O bloco existe e desfila desde 1979, quando um temporal em janeiro fez um estrago grande na cidade o que levou à suspensão do carnaval de rua daquele ano. E era para ficar assim… mas, uma reunião uma semana antes, na casa do senhor Sebastião Salgado e de dona Dalva, no Bairro de Lourdes, mudou a história. Daquele local sairia, na sexta-feira, dia 03 de março, e dias sequentes, o bloco Batuqueiros da Colina, com uma bateria afinada e um grupo animado, o que levou muitas pessoas à Praça Silviano Brandão. Ali surgiu o embrião do futuro bloco.

No ano seguinte, a história continuou, agora na Rua dos Passos, mais precisamente em frente à venda do Murrudo (esquina com a Rua Afonso Pena). Enquanto rolava um pagode com o Grupo Unidos por Acaso (UPA), os amigos Francisco Assis de Souza Castro (Jeremias), Cássio Eurico Sales Tibúrcio (Cassinho), Erli Júlio (Zulu), José Flávio Gamarano, Eugênio Antônio do Nascimento (Gena), José Maurício Lopes Pinto e Wagner Queiroga Ferreira decidiram pela fundação do bloco que tinha como principal meta manter a tradição das marchinhas que animavam os antigos carnavais. E tem mais: ficou a proposta de sair também com marchas próprias, compostas para cada desfile. Assim foi e é feito todos os anos.

Nem sempre a saída do bloco foi fácil, muitas vezes faltou apoio, o que nunca faltou foi entusiasmo. O bloco já desfilou com bateria, banda (Oswaldinho e Lira Antônio Chequer), trio elétrico e, acreditem, sem nenhum som acompanhando já que, numa ocasião, o motorista do carro de som esqueceu o gerador. Sem problemas. O carro ficou estacionado e a turma seguiu para a avenida.

Depois foram chegando outras pessoas: Maestro Francisco Salgado, adaptando música às letras das Marchinhas e Izauro e Betinho gravando as músicas. Uma contribuição forte foi a chegada do Babá com o seu trio elétrico. Ali acabou o problema do som. Em 2006, um novo parceiro, a Banda Eros – que já tivera participação muito especial na gravação da música “Antraz” – gravou “Cooper”. Atualmente o bloco desfila sob o som do “Tigrão”

Com o falecimento do Maestro Chico Salgado. O também maestro Rogério Moreira Campos, Regente da Universidade Federal de Viçosa, hoje aposentado, chegou para somar nas composições das marchinhas do Bloco.

Confira a letra:

Música tema do Bloco Vem Quem Quer

Viçosa – Minas Gerais

 

Solta o Seu Toim

Autores: Douglas Batera, Mauro Bainha/Regina B. da Silva

CD: Santa Folia 2003

Se você tem bom coração e gosta de mim

Quero ver você soltar o “Seu Toim”

O meu vizinho tem nome de Antônio

Mas chamam ele é de “Seu Toim”

Ele foi preso confundido com um ladrão

É inocente, mas se encontra na prisão

Ele é honesto, está desempregado

E sem dinheiro para pagar advogado

Você que é influente e cheio de moral

Solta o “Seu Toim” nesse carnaval

Se você tem bom coração e gosta de mim

Quero ver você soltar o “Seu Toim”

ASSESSORIA DE IMPRENSA PMV

Comentários