Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

capa bombeiroAconteceu na manhã da última sexta-feira (7), na Secretaria de Saúde, um encontro entre os Diretores dos hospitais de Viçosa e representantes do Corpo de Bombeiros, onde definiu-se os critérios de encaminhamento de vítimas socorridas pelo militares aos hospitais.

A realização da reunião foi um solicitação do Corpo de Bombeiros, que deve começar a operar na cidade no dia 17 de novembro. Segundo o Tenente Guilharducci, a intenção é preparar as instituições para receber um possível aumento na demanda de pacientes.

“Quando os Bombeiros começam a atuar em uma cidade, há um aumento na demanda dos hospitais, isso aconteceu em outras cidades da região e temos que alertar e preparar os hospitais para receber esses pacientes, que muitas vezes não são casos de urgência, mas a partir do momento que socorremos, somos obrigados a encaminhar”, explicou o Tenente.

Tanto o Diretor do Hospital São Sebastião, José Maria Teixeira, quando o diretor do Hospital São João Batista, Sério Pinheiro, aplaudiram a atitude do CBMG e disseram que os hospitais vão se preparar para receber esse aumento na demanda.

No encontro, o Corpo de Bombeiros também definiu com os hospitais como será realizado o encaminhamento dos pacientes dependendo do tipo, gravidade e localização da vítima e também tendo em vista as especialidades e características de cada instituição.

Ficou definido que o Hospital São Sebastião receberá todos os casos de emergência com crianças e gestantes, por ser o único hospital que possui maternidade e UTI Neonatal. Segundo o Diretor, será inaugurada no próximo ano a UTI Pediátrica.

Já as vítimas de acidente de trânsito e também com problemas cardíacos serão encaminhadas ao HSJB, que possui uma estrutura melhor para tratar traumas graves. O hospital possui UTI Adulta e serviço de hemodiálise.

Participaram da reunião, além dos nomes já citados, o Cabo Emerson; o Sargento Francis; o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Norfino; o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan; Ana Cláudia Peres e Marisa Lopes, funcionárias do HSJB e Ildamara Gandra, gerente geral do HSS.

 

Sobre o Corpo de Bombeiros de Viçosa

O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa terá sua inauguração operacional no dia 17 de novembro mas a cerimônia oficial de entrega, com a presença de autoridades do Governo de Minas, deve acontecer no início de Dezembro.

Quanto a hierarquia, o Pelotão de Viçosa é subordinado à 3ª Cia de Ubá, que integra a 4ª região de Juiz de Fora. Além de Viçosa, outras 10 cidades integram a área que pertence ao 3º Pelotão, são elas: Teixeiras, Paula Cândido, Pedra do Anta, São Miguel, Cajuri, Coimbra, Canaã, Araponga, Ervália e São Geraldo.

O pelotão começará operando com 32 militares e será comandado pelo Tenente Márcio Lúcio Fernandes Barros, que virá de São Lourenço, sul do Estado.

A sede, localizada no trevo do CENTEV, em Novo Silvestre, contará com alojamento, garagem e sede administrativa. As quatro viaturas de Viçosa (combate a incêndios, salvamento, resgate e prevenção) estão em Juiz de Fora, aguardando a conclusão da obra do prédio para serem trazidas para cá.

 

Comentários