Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Vereador Marcos, Presidente da Comissão de Agronegócio e Meio Ambiente, comentou sobre a Lei Municipal nº 2875/2020, que criou o Projeto “Águas de Viçosa”, autorizando o Executivo a prestar apoio técnico, de fomento e financeiro aos proprietários rurais. O parlamentar apresentou ainda, no dia 13 de abril, a Indicação nº 168/2021, solicitando ao Prefeito Municipal, intervenção junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), para que fosse encaminhado à Casa Legislativa o cronograma de ações para o pagamento de Serviços Ambientais Previstos no projeto “Águas de Viçosa”, bem como o supervisor responsável e o orçamento previsto para o ano de 2021 destinado ao mesmo.

‘’Na época foi informado que o planejamento estava sendo iniciado, no entanto já se passaram 120 dias desde então e o Executivo ainda não publicou o edital de chamamento público para implantação deste projeto nas propriedades rurais. Essa lei é importante para o nosso Município em virtude de uma proteção dos nossos mananciais, nascentes e proteção da captação de água principalmente nas bacias onde utilizamos a água’’, disse o vereador.

Por fim, o parlamentar completou dizendo que ‘’a situação é preocupante porque o Município só poderá realizar qualquer ação, principalmente de pagamento sobre serviços ambientais, a partir de um ano de contrato firmado com os proprietários, ou seja, em 2022 também não faremos nenhuma compensação aos produtores que realizam proteções e cuidados ambientais em suas propriedades. Quando nós vereadores chamamos a atenção do Executivo, através de encaminhamentos e indicações, são no intuito de colaborar e ajudar a trabalhar dentro do nosso Município e atendendo a nossa população. É necessário uma atenção nessas questões, principalmente com relação a datas, pois esse serviço é extremamente importante, ainda mais que já passamos por uma crise hídrica muito pesada, em que várias pessoas não tiveram água tratada nas suas residências. Temos que valorizar aqueles que cuidam das nascentes e do meio ambiente’’.

Fonte Câmara Municipal de Viçosa

Comentários