Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Nos últimos dias 23 e 24 de outubro foi promovida, no auditório da Estação Cultural Hervé Cordovil, a 3ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) de Viçosa. O encontro, organizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, foi aberto ao público em geral, com ênfase em artistas e agentes culturais do município.

Cerca de 100 artistas de diversas expressões tiveram a oportunidade de dar suas sugestões sobre ações em prol da Cultura, em âmbitos municipal, estadual e nacional.

Na segunda-feira, 23, foram trabalhados Quatro Eixos Temáticos indicados pelo Ministério da Cultura: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; e Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.

Na terça-feira, 24, ocorreu a revisão do Plano Municipal de Cultura, apresentado pelo secretário de cultura Thomas Medeiros, que apontou os avanços conquistados pela pasta desde a aprovação do Plano em 2020. Na ocasião, os participantes puderam sugerir melhorias e ações a serem incluídas no texto.

A realização da Conferência é uma exigência do Sistema Nacional de Cultura. Nela, além das discussões promovidas, são eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Cultura, em Belo Horizonte, no próximo mês de dezembro, quando será apresentado o resultado da Conferência Municipal.

Na assembleia ocorrida no início da semana, foram eleitos o secretário de cultura Thomas Medeiros, como representante do Poder Público (39 votos); a conselheira de teatro no CMPC, Maria Cortes (18 votos); o músico Mateus Mulato (05 votos); e a conselheira de cultura popular do CMPC, Ana Carolina Bastos (02 votos), como representantes da Sociedade Civil

“A Conferência Municipal de Cultura é uma grande oportunidade de reunir os produtores de arte e cultura de vários segmentos da cidade para debater e produzir avanços no nosso Plano Municipal de Cultura. Os debates foram intensos, com muitas sugestões, o que revela o grande interesse dos participantes. Os objetivos cumpridos e o evento um sucesso”, comenta José Vecchi de Carvalho – presidente do CMPC).

Comentários