Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

As feiras livres de Viçosa, organizadas pela Secretaria de Agropecuária vão passar por adequações para se enquadrarem no sistema de rodízio de compras e atendimentos por CPF, previstas em decreto municipal.
A alteração foi necessária pois os dias de compras para pessoas cujo último dígito do CPF são 7, 8 9 e 0 coincidiram com os dois dias das feiras livres, quarta e sábado, impossibilitando o acesso de pessoas de outros finais de CPF. Diante disso, os feirantes concordaram em transferir a feira de sábado para domingo, dia em que não há cobrança do CPF para compras. As barracas ficam abertas de 06h às 12h e em novo  local: a estação Hervé Cordovil, no centro. A feira desta quarta (29) passa a adotar o rodízio de CPF e acontece em novo horário, das 13h às 18h, também na estação Hervé Cordovil.
O feirante Leonardo Sobreira, de 26 anos é da comunidade do Córrego São Francisco, e trabalha na feira há 13 anos. Para ele, as mudanças são positivas: “nossa expectativa é a melhor possível. As alterações já realizadas tem dado certo, as pessoas tem se sentido seguras de ir à feira. A mudança pro domingo tem o objetivo de tentar atender o maior número de pessoas, mas sem aglomerações. Espero que os participantes saibam aproveitar essa estrutura que preparamos junto com a Prefeitura”, avalia.
Desde a última semana de março as feiras de Viçosa vem sendo adaptadas para se adequar às exigências dos decretos de emergência em saúde pública e de restrições ao comércio devido à pandemia do novo coronavírus. Entre as principais medidas estão a participação restrita a feirantes de Viçosa, diminuindo consideravelmente o número de expositores e viabilizando o distanciamento das barracas; a criação de um corredor de proteção, que impede o manuseio dos produtos pelos clientes e cria um fluxo único de entrada e saída; o oferecimento de álcool em gel na entrada da feira e a obrigatoriedade de uso de equipamentos de proteção individual pelos feirantes.
As feiras livres de Viçosa são compostas por cerca de 40 expositores. São pequenos produtores da agricultura familiar que produzem e comercializam verduras, legumes, tubérculos, raízes, frutas, pães, bolos, derivados do leite, doces, flores, plantas e artesanato.
PMV

Comentários