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A UFV recebeu, esta semana, mais uma nota máxima para o seu currículo. Repetindo o desempenho de anos anteriores, a Universidade ganhou nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado, no último dia 2, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Das 1.998 instituições (públicas e privadas) avaliadas, 63 são universidades federais. Dessas, 18 alcançaram o conceito máximo, o que corresponde a 72% do total de 25 universidades (públicas e privadas) que receberam nota 5. A UFV obteve a sexta melhor nota do país entre as federais e é a segunda de Minas Gerais.

Com o conceito do IGC, a UFV segue entre as quatro universidades públicas federais com nota 5 nos índices avaliativos do MEC. Das 69 universidades federais, apenas quatro têm a nota máxima 5 no Conceito Institucional (CI), relacionado à avaliação de credenciamento ou recredenciamento, que aconteceu em outubro passado; no Conceito Institucional EaD (CI-EaD), referente à educação a distância; e no IGC. Nesse índice, especificamente, desde que foi criado, em 2007, a Universidade já acumula 17 notas máximas. E aqui vale destacar a abrangência do IGC, que envolve indicadores dos cursos de graduação e pós-graduação. Ele corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduação, e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

A Universidade celebra a excelência de seu trabalho, reconhecido pelo Ministério da Educação. A pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, considera que os conceitos 5 obtidos pela UFV se devem à dedicação de toda a comunidade universitária e à preocupação da instituição em oferecer aos estudantes as melhores condições estruturais e pedagógicas necessárias à boa formação. “É a confirmação do compromisso e da seriedade da UFV com aquela que deve ser a principal função de uma Universidade: ensinar”, avalia o reitor Demetrius David da Silva.

Outros índices
Também foram divulgados pelo Inep os resultados de outros dois indicadores de qualidade da educação superior: o CPC e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O objetivo desse último é mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior.

Os três índices são referentes a 2022 e integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Conceito Enade, que também está entre os indicadores, foi divulgado em outubro do ano passado. Dos 10 cursos da UFV avaliados, seis obtiveram o conceito máximo 5.

UFV

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