Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

 

O oferecimento de mais cursos a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi discutido, na tarde desta segunda-feira (26), com a coordenadora-geral da UAB na UFV, professora Silvana Claudia dos Santos. Selecionada por meio do edital da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da Universidade, ela será responsável pelas atividades desenvolvidas com recursos UAB/Capes.

 

Após destacar o trabalho articulado e bem-sucedido entre a Cead e a Pró-Reitoria de Ensino, Silvana disse que buscará estender ainda mais essa parceria com a proposição de mais cinco cursos na UFV. As ofertas ocorrerão por intermédio da UAB, iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivos ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, na modalidade do ensino a distância.

A expectativa é obter a aprovação em editais da Capes de um curso de graduação em Licenciatura em Matemática e quatro outros de pós-graduação lato sensu nas seguintes áreas: Docência em Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Gestão Escolar e Direitos Humanos. Se aprovados, esses cursos possibilitarão atender a mais de 500 alunos.

Além disso, o programa continuará a ofertar a capacitação de tutores para cursos a distância. Como lembrou o coordenador da Cead, Francisco de Assis de Carvalho Pinto, a UFV começou 2024 capacitando 50 tutores que atuarão nos cursos de formação de professores do município de Cubatão (SP). Durante o ano, essa capacitação será oferecida periodicamente a toda comunidade.

O reitor Demetrius David da Silva parabenizou todos os envolvidos e ressaltou que a promoção da educação a distância é uma ação altamente estratégica que possibilitará, a partir de diversos polos, que a Universidade chegue a locais distantes, levando inserção social e oferta de cursos com a qualidade reconhecida da instituição. Ele também enfatizou que é preciso “avançar ainda mais no ensino a distância, quebrar barreiras e demonstrar que a modalidade remota não interfere na qualidade quando é bem ofertada, caso dos cursos da UFV”.

Participaram também do encontro e se colocaram à disposição para contribuir com as ações do Programa UAB em todos os campi da Universidade, a vice-reitora Rejane Nascentes e o assessor especial da Pró-Reitoria de Ensino, Jackson Fonseca.

Até o momento a UFV já ofertou dez cursos pela UAB e está com o curso de pós-graduação lato sensu Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos ativo. Todas as novidades podem ser conferidas em cead.ufv.br/site/uab.

Divulgação Institucional

Comentários