Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

 

Residentes e estagiários dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da UFV vão deixar de atuar no Hospital São João Batista (HSJB) a partir do dia 2 de abril. A informação foi confirmada pela assessoria da Universidade nesta segunda-feira (6), por meio de nota.

O motivo, segundo a instituição, são as reclamações da atual gestão Fundação Assistencial de Viçosa/Hospital São João Batista (FAV-HSJB), que estaria avaliando como prejudicial a parceria estabelecida com a UFV. Ainda na nota, a UFV afirma que os serviços poderão ser transferidos para o HSS (Hospital São Sebastião) para garantir a continuidade das atividades acadêmicas. Confira a nota na íntegra:

“A Universidade Federal de Viçosa comunicou, através de ofício enviado nesta quinta-feira (2) à Fundação Assistencial de Viçosa – Hospital São João Batista (FAV-HSJB), que, com base no Termo de Cooperação nº 080/2020, celebrado entre as instituições, em um prazo de 30 dias encerrará suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação em parceria com a Fundação. A decisão foi tomada pela administração da UFV após os sucessivos pronunciamentos da atual gestão da FAV-HSJB avaliando como prejudicial a parceria estabelecida com a Universidade e de ações que colocaram em risco a qualidade do trabalho desenvolvido pelos estudantes, residentes e preceptores da UFV para a população.

Historicamente, a relação e o diálogo entre a UFV e o HSJB sempre foram pautados por preceitos éticos e de cordialidade. Entretanto, a gestão da FAV e a Superintendência Executiva do HSJB, que iniciaram seus trabalhos no final de 2021 e início de 2022, vem levantando diversas questões negativas em relação à parceria existente, inclusive em veículos de imprensa. Em todo este período, a UFV tem atuado pró-ativamente no sentido de equacionar a situação, preservando a qualidade do atendimento à população de Viçosa e região, além de condições adequadas para suas atividades acadêmicas. Apesar das inúmeras tentativas, as críticas e ameaças de interrupção da parceria continuaram ocorrendo, inclusive com suspensões parciais de atividades.

Além disso, é preciso destacar que as atividades desempenhadas pela UFV em parceria com o HSJB foram reduzidas ao longo dos últimos anos, em função da gestão do hospital. Os atendimentos ambulatoriais em Cardiologia, Nefrologia, Gastroenterologia e Pneumologia, por exemplo, chegaram a ser suspensos por um período, com a alegação de que as consultas do Sistema Único de Saúde (SUS), realizadas pela Universidade, geravam prejuízos ao hospital.

Dessa forma, sob o risco constante de descontinuidade das atividades em parceria com o HSJB e após avaliação criteriosa – que incluiu os responsáveis pelas áreas de Medicina, Enfermagem e Nutrição da Universidade – a UFV considerou inviável a continuidade do acordo de cooperação com a FAV-HSJB.

A UFV esclarece que todos os compromissos éticos relacionados aos cuidados e assistência dos pacientes que estão sob sua responsabilidade serão mantidos e organizados para suspensão no decorrer do período citado. Além disso, a Universidade já recebeu a sinalização positiva da Mesa Administrativa do Hospital São Sebastião (HSS) para migração dos serviços que vinham sendo oferecidos no HSJB, buscando não só a continuidade das atividades acadêmicas, mas o atendimento prestado aos moradores de Viçosa e da microrregião, não deixando, assim, a população desassistida.

Por fim, a UFV agradece a todos os servidores e colaboradores do Hospital São João Batista pelos anos de parceria harmônica e reitera o seu contínuo compromisso em prol da melhoria dos serviços de saúde em nossa cidade e região.”

 Colaboração: Jornal Folha da Mata

Comentários