Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

FOTO: Barbacena online

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 22h30 da noite de ontem (15) para um POSSÍVEL tremor de terra relatado por moradores de Congonhas, região central de Minas, sentido na noite deste domingo.
Segundo informações, uma vibração TERIA acontecido entre 21h30 e 22h00 e foi percebido em locais diversos da região, próximos ao entorno da barragem Casa de Pedra.

Os militares contataram o Gerente de Segurança Patrimonial da CSN para apuração, sendo relatado por ele que a empresa já havia recebido essa informação e feito uma primeira verificação através de sua equipe de geologia que, segundo ela, não foi constatada nenhuma irregularidade até o momento.
Segundo o Gerente, todos os equipamentos da CSN não apontariam para nenhuma anormalidade, mas que seriam realizadas outras verificações.

Foi feito contato com a COMPDEC de Congonhas, sendo relatado que populares também já haviam ligado diretamente para a Defesa Civil, e que o órgão teria feito contato com alguns integrantes da CSN.
Novamente, foi informado que não havia nenhuma anormalidade na barragem e que funcionários TERIAM checado a ocorrência do possível rompimento de uma adutora da COPASA; isso poderia ter causado um tremor e um estrondo, mas que não havia nada concreto até o momento.

Por último, Bombeiros contaram o responsável pela Defesa Civil da 13º RPM, que também está levantando informações e acompanha a situação juntamente com a Corporação.

Guarnições de Congonhas deslocaram então até o local e conversaram com funcionários da mineradora que estavam de serviço.
Os integrantes da siderúrgica informaram novamente que a situação estava regular e não havia nenhuma anormalidade.
Ainda não se sabe as possíveis causas do então abalo sísmico.

Moradores continuam com receio de que haja alguma relação com a barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), instalada no município.

A CSN Mineração TERIA informado não ter detectado nenhum tremor de terra em Congonhas, segundo dados checados junto ao sismógrafo nacional (A equipe da CSN relatou que o sismógrafo, o piezômetro, a estação robótica, o CSPV e o Centro Nacional de Sismologia de Brasília não detectaram nenhuma irregularidade).

A Companhia diz estar verificando a origem do estrondo relatado na região.
Reforça também que o monitoramento permanentemente realizado não verificou nenhuma anomalia na barragem Casa de Pedra, que permanece segura e estável, segundo a Mineradora (nota).
O CBMMG segue acompanhando a situação.

Fonte: CBMMG

Comentários