Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Desde o fenômeno Jorge Jesus, se tem verificado uma enorme inclinação de grandes times brasileiros estarem apostando na qualidade de técnicos portugueses. Quer sejam mais jovens ou experientes, a realidade é que essas três últimas temporadas brasileiras têm sido marcadas por praticamente 10 técnicos portugueses diferentes na Série A e B. Mas será esse o segredo para o sucesso, continuando nessa próxima temporada?

Source: https://www.flickr.com/photos/crflamengo/52097454836/

Na verdade, bastará analisar as odds disponibilizadas na Esportebet para se compreender que tanto Palmeiras, como o Flamengo, são os times que são claramente favoritos para a conquista do próximo Brasileirão. Ora, o que ambos os times têm como fator comum: enorme capacidade de investimento e dois técnicos portugueses com perfis vencedores para comandarem seus times nos próximos meses. Quem irá sair por cima?

·        Chegada de Vitor Pereira ao Flamengo já está recheada de polêmica

Foi com enorme surpresa que a maioria dos torcedores do Corinthians receberam a notícia de que Vitor Pereira iria abandonar o projeto, por motivos pessoais. Contudo, maior foi a surpresa quando os mesmos torcedores perceberam que, ao invés de fazer uma pausa na carreira praticamente anunciada, o técnico português – que já foi campeão português pelo FC Porto – tinha saído do projeto Corinthians para aceitar o desafio de treinar um time rival: o Flamengo.

Precisamente por isso é que, mesmo antes de seu primeiro jogo oficial pelo novo time, Vitor Pereira já é “persona non grata” em muitos gramados nacionais, especialmente do Corinthians. Será, por isso mesmo, muito interessante compreender como o técnico português irá conseguir se adaptar a uma nova realidade no Flamengo. O que fica evidente é que o nível de pressão de Vitor Pereira já está sendo comparado ao de Paulo Sousa, técnico português que também chegou ao Flamengo com enorme polêmica.

·        Abel Ferreira está destinado a mais uma temporada histórica?

Apesar de estar dividindo o favoritismo com o time do Flamengo, antes do início da temporada, a realidade é que Abel Ferreira, além de sua qualidade enquanto técnico, já conseguiu provar saber montar um time vencedor. Com duas Copa Libertadores, um Brasileirão e outras Copas, apenas 2 temporadas e meia foram suficientes para que Abel Ferreira já ser considerado um dos melhores técnicos que passaram na Série A.

Restará agora perceber se Abel Ferreira vai conseguir prosseguir com sua capacidade vencedora nessa próxima temporada. Especialmente com a pressão que está sendo feita para poder aceitar o desafio de ser o primeiro técnico estrangeiro comandando a seleção brasileira, a verdade é que, alegadamente, outros convites tentadores estão levando a que Abel Ferreira possa considerar duas vezes para saber se deve rá aceitar mais uma temporada no Palmeiras ou não.

·        Luís Castro está correndo por fora com Botafogo

Fazendo mais uma referência a um técnico português que está comandando um time de topo do futebol nacional, a realidade é que Luís Castro terá uma missão mais complicada que os anteriores técnicos mencionados. Com alegados problemas no pagamento de salários, será um enorme desafio para o experiente técnico português conseguir montar um time que possa ser competitivo e permaneça ao mais alto nível.

No entanto, o que se está percebendo nessas últimas temporadas, tendo sido Jesus quem iniciou essa parceria entre futebol português e brasileiro, é que os técnicos portugueses que chegam estão conseguindo se adaptar com enorme facilidade aos desafios do futebol brasileiro. Ao ponto de que, com suas técnicas, táticas e mentalidade estão quebrando recordes em poucas temporadas. Muitos deles, especialmente na Copa Libertadores, eram impensáveis ainda há poucos anos. Porém, será que essa tendência é para continuar nas próximas temporadas?

Comentários