Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Reunião coletará demandas do setor audiovisual para a finalização dos editais

No dia 21 de setembro (quinta-feira), às 19h, no auditório da Estação Cultural Hervé Cordovil, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Secult) da Prefeitura de Viçosa realizará mais uma reunião referente à Lei Paulo Gustavo (LPG). O encontro dará sequência à escuta pública promovida no dia 15 de junho, que prestou esclarecimentos sobre os processos de execução da LPG e sua regulamentação.

O Plano de Ação de Viçosa foi enviado pela Secult ao Ministério da Cultura pouco após a reunião junina e aprovado integralmente, garantindo o aporte de R$ 692 mil para a cultura viçosense. Com isso, o município tem a autonomia de criar seus editais para aplicação dos recursos da LPG, respeitando as ações estipuladas no plano aprovado e a segmentação dos incisos (Produções Audiovisuais; Apoio a Salas de Cinema, Cinema de Rua e Cinema Itinerante; Formação, Difusão e Preservação; e Fomento às demais áreas/linguagens da cultura).

A escuta do dia 21 visa coletar as demandas e propostas do setor audiovisual de Viçosa, para que a construção dos editais possa ser finalizada de forma coerente ao mercado e às práticas do município. É esperado que os agentes da área levem suas ideias e pesquisas para a reunião, para que possam ser absorvidas pelos gestores da Lei Paulo Gustavo em Viçosa e traduzidas para a abertura dos editais.


Mapeamento do Audiovisual de Viçosa

Com o intuito de mapear o setor audiovisual viçosense de forma objetiva, coletando informações que retratem a realidade da área no município, o Fórum AV de Viçosa, representado pelo conselheiro da cadeira de Artes Visuais do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Raoni Garcia, e demais agentes da cidade, elaborou um formulário voltado para os artistas e técnicos da área. A intenção é reconhecer quantas pessoas trabalham no segmento, quais funções são exercidas e quais tipos de projetos pretendem realizar no ramo do audiovisual. Os dados serão utilizados para elaborar a proposta do setor para a construção dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo e somar forças e habilidades para a execução de projetos.

Para participar do mapeamento, basta preencher o formulário disponível neste link. Os artistas e técnicos do audiovisual viçosense que tiverem interesse também podem fazer parte do Fórum Audiovisual de Viçosa por meio do grupo do WhatsApp, onde agentes da sociedade civil discutem ações e ideias para o segmento no município.

PMV

Comentários