Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Nos dias 24 e 25 de julho o Programa Saúde Itinerante do Sistema FAEMG/SENAR/INAES estará em Paula Cândido levando exames preventivos gratuitos para homens e mulheres rurais. O público-alvo do programa são produtoras e trabalhadoras rurais com idades entre 18 e 70 anos, e produtores e trabalhadores rurais entre 40 e 80 anos. Para as mulheres serão oferecidos o exame de câncer de colo de útero (Papanicolau) e a mamografia. Para os homens, exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista.

O Caminhão da Saúde estará no Ginásio Coberto da cidade, e os atendimentos começarão a partir de 8h da manhã.  A ação é feita em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido e a prefeitura local. “Durante todos os procedimentos, é exigido que equipes e pacientes estejam de máscara e praticando o distanciamento social”, informou Liziana Rodrigues, gerente de Formação Profissional e Promoção Social.

O objetivo do Saúde Itinerante é criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural. “Decidimos retornar com esses programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural, tomando todos os cuidados com a pandemia porque percebemos que, com a covid, as pessoas deixaram esses aspectos em segundo plano. E é fato que os exames preventivos realmente dão resultado no controle dessas doenças”, explica Michelle Ferreira, analista de Promoção Social.

Como funciona?

Mulheres e homens serão atendidos em dias separados, para maior conforto de todos. No dia da ação, as consultas serão agendadas em um intervalo suficiente para não haver aglomeração no local. O interessado deverá levar um documento de identificação e preencher uma ficha de cadastro – “com informações simples, porém fundamentais para fazermos o atendimento completo dessas pessoas e enviarmos os resultados dos exames depois”, ressalta Michelle.

Enquanto aguardam as consultas, as pessoas aptas para os exames poderão assistir a vídeos informativos sobre saúde preventiva. Após os exames e as consultas, serão emitidos laudos que serão encaminhados para a secretaria de saúde dos municípios, que farão os encaminhamentos necessários conforme os resultados. Ao fim do atendimento, a pessoa recebe um kit informativo e está liberada.

Calendário do Programa na região

O Caminhão da Saúde já esteve em Faria Lemos, Carangola, Manhumirim, Caparaó e São João do Manhuaçu e nos próximos dias estará em:

Miradouro – 21 e 22 de Julho

Paula Cândido – 24 e 25 de Julho

Sem Peixe  – 27 e 28 de Julho

Calendário de atendimentos no estado

Cinco regionais do Sistema FAEMG/SENAR/INAES serão as primeiras a receber o caminhão do Saúde Itinerante: Viçosa, Montes Claros, Governador Valadares, Sete Lagoas e Araçuaí. Ao todo, 5 mil exames serão realizados no estado.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa 

Comentários