Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Cerca de 250 professores e funcionários de escolas da educação infantil e ensino fundamental da Prefeitura de Viçosa receberam treinamento gratuito de profissionais da UFV para prestar primeiros socorros e suporte básico de vida adulto e infantil. A iniciativa integra o projeto de extensão realizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem (Laec), em parceria com o Projeto Primeiros Socorros, e apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM).

Com início em agosto do último ano, o projeto tem como perspectiva treinar 878 profissionais que atuam nas escolas municipais de Viçosa. A ação atende à Lei Municipal 3.023/2023 e à Lei Lucas (nº 13.722/2018), que determinam a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados, voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental, capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros.

A Lei Lucas foi originada pela morte por asfixia mecânica de Lucas Zamora, que aos dez anos se engasgou em um passeio escolar em Campinas (SP). Casos de engasgo, como o dele, são a causa da morte de cerca de três mil pessoas por ano no Brasil, o que reforça a importância de se promover o treinamento oferecido pela UFV.

A supervisora escolar Débora Silva participou da capacitação e já utilizou alguns dos conhecimentos aprendidos para atender adequadamente estudantes em situações como quedas e ferimentos corriqueiros. “O aperfeiçoamento serviu muito para eu estar preparada a esses e outros casos que possam ocorrer”, afirmou.

Para a professora Rosely Mendes da Silva Almeida, do Centro Municipal de Educação Infantil Getulio Dornelles Vargas, de São José do Triunfo, “foi de grande importância receber as instruções quanto ao salvamento de vidas e como agir em situações de risco, tanto para a preparação profissional, quanto pessoal”. Ela parabenizou ainda a toda equipe pela excelência e recomendou o treinamento a todos que tiverem a oportunidade.

De acordo com equipe do projeto, coordenada pelas professoras do DEM Katiusse Rezende Alves e Flávia Batista Barbosa de Sá Diaz, a avaliação tem sido positiva, com boa adesão dos profissionais aos treinamentos. “O projeto integra pesquisa, ensino e extensão para proporcionar uma formação abrangente aos estudantes participantes. Além disso, a interação com professores e funcionários das escolas municipais de Viçosa promove uma formação mais humanitária, despertando nos estudantes a consciência para potenciais transformações na realidade social em que a Universidade está inserida”, afirma Katiusse.

Em geral, são atendidos entre 60 e 70 profissionais por treinamento. Eles acontecem aos sábados no DEM. Dentre as orientações oferecidas, estão manobra de desengasgo (Heimlich) e suporte básico de vida adulto e infantil em caso de parada cardiorrespiratória. As inscrições são feitas previamente, via Secretaria de Educação, em parceria com supervisores e diretores das escolas municipais.

Divulgação Institucional

Comentários