Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Secretaria Municipal de Fazenda prepara dicas para os consumidores aproveitarem com segurança o ?Dia Livre de Impostos

O PROCON de Viçosa, ligado à Secretaria Municipal de Fazenda, preparou dicas para os consumidores aproveitarem com segurança o “Dia Livre de Impostos – DLI”, que acontece nesta quinta-feira, 25 de maio. Em Viçosa, mais de 20 estabelecimentos aderiram ao movimento.

O DLI é uma iniciativa de conscientização dos consumidores sobre a carga tributária paga sobre produtos e serviços. Os descontos ofertados não são, obrigatoriamente, o equivalente ao somatório dos tributos incidentes. Além disso, o estabelecimento pode aplicar descontos em produtos ou sobre serviços específicos cadastrados, não necessariamente em todos do estabelecimento.

Confiram as dicas:

1 – Consciência

Defina previamente o que precisa e deseja adquirir durante a ação promocional, bem como o quanto poderá gastar. Planejamento é essencial.

2 – Comparação

Realize pesquisa de mercado para verificar se o produto ou serviço ofertado em valor promocional realmente se encontra com preço mais vantajoso, se comparado em dias não promocionais.

3 – Comprovação

Guarde todos os registros de compra, como e-mails de confirmação, trocas de mensagens com o estabelecimento e comprovantes de pagamento. Sendo possível, salve a tela de cada etapa (prints).

4 – Nota Fiscal

         Solicite a nota fiscal contendo o valor pago e a discriminação do produto ou do serviço adquirido.

 

5 – Direitos

Mesmo se tratando de momento promocional, todos os direitos e garantias previstos pelo Código de Defesa do Consumidor permanecem inalterados, como o cumprimento da oferta, garantia de produtos e serviços, direito de arrependimento nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, dentre outros.

No caso de dúvidas ou tendo o direito violado, procure o PROCON de Viçosa, situado à rua Gomes Barbosa, n.º 942, 7º andar, Centro, mediante agendamento prévio pelos telefones (31) 3874-9389 e 3874-9388.

Comentários