Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

 

O objetivo é agilizar os resultados dos exames encaminhados pelas macros e microrregiões

 A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a realização da análise de resultados de exames de Arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, Vírus Respiratórios Influenza A e B e Vírus Sincicial Respiratório, Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao Coronavírus e febre maculosa. Ao todo serão repassados à instituição de ensino superior um valor equivalente a R$ 2,5 milhões para o investimento em análises laboratoriais dos exames realizados pelas macros e microrregiões de saúde.

Rainério Fontes, secretário de Saúde da Prefeitura de Viçosa, evidencia que o valor destinado também é importante para financiar os recursos das cidades que fazem parte deste acordo, que são as macrorregiões de Ubá e de Muriaé, e as microrregiões de Ponte Nova e de Viçosa. “Normalmente os municípios realizam a coleta dos exames que são encaminhados para Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Agora, com essa parceria, os exames serão encaminhados ao LabTec-Centro Colaborador SES/UFV e com isso teremos agilidade e rapidez nos resultados facilitando, assim, o diagnóstico da doença e o tratamento dos pacientes” destaca.

O Termo de parceria foi realizada através da RESOLUÇÃO SES/MG Nº 7.797, DE 21 DE OUTUBRO DE 2021, que estabelece as diretrizes para o repasse de incentivo financeiro para custeio de Centros Colaboradores (CC), visando fomentar a descentralização da vigilância laboratorial, por meio da habilitação e atuação em rede, utilizando métodos de biologia molecular, colaborando no desenvolvimento de pesquisas científicas de interesse à vigilância em saúde.

PMV

Comentários