Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+


Na noite de 24/12, foi fundado oficialmente o Núcleo de Preservação Ferroviária de Ponte Nova – FERROPON. Em assembleia virtual, os membros da nova entidade, elegeram a primeira diretoria para um mandato de 2 anos. A presidência ficou com o motorista profissional Emerson Parreira, tendo como vice o professor Leonardo Paiva, diretor do Instituto Federal de Educação de MG do campus de Ponte Nova.

Ainda fazem parte da direção o engenheiro civil José Maurício Pereira (Diretor Técnico), o advogado Tarcísio Duarte Moreira Júnior (Diretor Jurídico), o servidor público estadual Rodrigo Coelho (Diretor Financeiro), o jornalista Alfredo Padovani (Diretor Administrativo) e Dimas José (Diretor de Comunicação e Relações Públicas).

O Núcleo de Ponte Nova está direta e legalmente ligado ao Circuito Ferroviário Vale Verde, entidade de abrangência nacional, com sede em Lavras/MG. O FERROPON surge após mais de dois meses de debates sobre os temas: memória ferroviária do Vale do Piranga, reativação da Linha Mineira para o transporte de cargas, dilapidação do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal, implantação de um pequeno trecho de ferrovia para o turismo e outros assuntos ligados as ferrovias.

O FERROPON acompanha com atenção os últimos debates da Comissão Especial Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa de MG, as leis estaduais de incentivo as ferrovias, publicadas recentemente e a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário de Minas, a cargo da Fundação João Pinheiro. Esse estudo prevê a retomada, dentro outras, da Linha Mineira, a partir de Miguel Burnier chegando a Ponte Nova e atingindo o Superporto de Açu, no Norte Fluminense. O grupo pede ainda a instalação, em Ponte Nova, de um Terminal Ferroviário Logístico para movimentar cargas de diversas atividades econômicas do Vale do Rio Piranga (suinocultura, agropecuária em geral, construção civil, papel e outros segmentos).

Comunicação – 25/12/2020 – Informativo BITOLA

Comentários