Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A Comunidade Santo Antônio, em Teixeiras (MG), acolheu no último sábado, 18 de novembro, no Centro Comunitário Bom Jesus, 13 casais que receberam o Sacramento do Matrimônio. A celebração aconteceu de forma comunitária, sendo presidida pelo Administrador Paroquial, Padre Francisco Maria de Castro Moreira.

Para que esse momento acontecesse, um grande esforço conjunto foi necessário para avaliação e preparação de cada particularidade. Paralelamente a Pastoral do Batismo conduziu o catecumenato, com o intuito de que algumas pessoas recebessem os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma.

A Prefeitura de Teixeiras ajudou nos trâmites formais para oficialização civil de alguns casais. No dia do casamento, o Ministério de Música esteve presente apoiando esse momento especial para as famílias.

Os casais foram acompanhados mensalmente durante três meses pela Pastoral Familiar que possui uma coordenação colegiada (Dalva e José Geraldo, Denise e Alquimes, Priscila e Cleber). Em depoimento, Denise relatou que “Padre Francisco idealizou esse momento e prontamente os agentes da Pastoral Familiar abraçaram a causa se colocando a serviço”. “Foi lindo ver e sentir o Espírito Santo agindo nessas famílias”, afirmou.

Na homilia do domingo, 19 de novembro, dia posterior ao casamento comunitário, Padre Francisco mencionou que “esse o catecumenato é uma das formas de resgatar pessoas que ao longo da sua vida não tiveram a oportunidade de receber os sacramentos iniciais da vida cristã”.

O presbítero ainda pontuou que essa é também “uma forma de convidar outros membros da família, principalmente as crianças, que ficam ausentes da catequese e celebrações voltadas a elas”. “Por isso, é importante buscarmos estratégias para inserir e evangelizar cada vez mais a comunidade”, defendeu Padre Francisco.

 

Texto: Pastoral da Comunicação com informações da Pastoral Familiar

Foto: Padre Francisco Maria de Castro Moreira

Comentários