Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

 

A população de Lagoa Santa, na Região Metropolitana, já usufrui do novo serviço do Governo de Minas para acionamento das forças de segurança via internet: o Emergência MG. Desde a última quarta-feira, 29/11, os chamados para o 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) já ocorrem de forma virtual na cidade, que foi escolhida para ser o projeto piloto do serviço, antes da expansão para outras cidades do estado.

Ângela Freitas, moradora do Bairro Lagoinha de Fora, testou o acionamento da PM via site e aprovou. “Muito mais prático, simples de usar. Estou feliz que Lagoa Santa é a primeira cidade do estado a ter esse benefício. Torcendo para ele chegar em todo o estado logo”, destacou.

O cronograma de expansão das chamadas de emergência via internet ficou assim: no início do próximo ano, o projeto será ampliado para outras nove cidades, também da Região Metropolitana, incluindo a capital, Belo Horizonte. São elas: Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

O terceiro passo será a implantação em 43 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas. Posteriormente, o estado todo deve ser abarcado. A escala gradativa busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190,197 e 193.

Pioneiro 

O serviço de atendimento virtual é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e do Corpo de Bombeiros via chat. Pode ser acionado por meio de site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas – MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram.

O serviço é uma revolução na mobilização das forças de segurança pública em Minas, uma vez que as chamadas telefônicas eram o único modo disponível de acionamento há 47 anos, quando a Central de Operações da Polícia Militar foi criada, em 1976.

O Emergência MG também significa a criação de uma única porta de entrada para acionamento da PM, PC e Corpo de Bombeiros Militar. Ou seja, o cidadão poderá acessar um único espaço para resolver qualquer questão de emergência que demande ajuda das forças de segurança.

Vale destacar que a novidade não interfere nos serviços via telefone, que serão mantidos pelos números 190, 197 e 193.

Inclusão e videochamadas  

O novo projeto também é uma ação inclusiva, pois permite o acionamento das polícias e bombeiros por pessoas surdas.

A interface com a tecnologia permite, de forma segura, o compartilhamento de localização, envio de fotos e videochamadas.

Essa última aplicação pode ser decisiva, por exemplo, na ligação de uma mãe para os bombeiros durante um pedido de socorro para o filho engasgado.

Agencia Minas

Comentários