Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

BRASIL – As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta segunda-feira (22) e permanecerão abertas até a próxima quinta-feira (25). O Sisu é o processo seletivo que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em vagas de instituições públicas de ensino superior.

Estão aptos a se inscrever no Sisu os estudantes que participaram da última edição do Enem, obtiveram nota acima de zero na prova de redação e não se inscreveram como treineiros. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet.

O processo de seleção do Sisu é baseado nas médias das notas do Enem, considerando o limite de oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência. Este sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação e leva em conta o perfil socioeconômico dos candidatos.

As vagas são distribuídas conforme a Lei de Cotas e as políticas afirmativas de cada universidade. Algumas instituições reservam vagas específicas ou aplicam bônus na nota de candidatos que se enquadram em perfis específicos.

Os resultados da primeira chamada do Sisu serão divulgados no dia 30 de janeiro de 2024, com as matrículas ocorrendo entre 1º e 7 de fevereiro. No mesmo período, estudantes que não foram selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera.

Comentários