Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
proerdA Praça Silviano Brandão, centro de Viçosa, foi palco da 18ª Formatura do Programa de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Pela primeira vez o encerramento aconteceu ao ar livre e em praça púbica, com o objetivo de proporcionar que a população acompanhe e conheça esse ramo de atividade da polícia mineira. A trilha sonora da cerimônia ficou por conta a Banda do 2º Batalhão PM de Juiz de Fora.Uma grande estrutura foi montada para acomodar as 350 crianças que durante um semestre inteiro participaram das atividades do Programa de Resistência às Drogas (PROERD), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). No último semestre o programa trabalhou com crianças do 5º ano da Escola Municipal Anita Chequer e das Escolas Estaduais Madre Santa Face, Padre Álvaro Corrêa Borges, Effie Rolfs e Santa Rita de Cássia. Através de brincadeiras, dinâmicas e um papo franco, os instrutores do PROERD mostraram os perigos e os malefícios do uso de drogas, tanto líticas quanto ilícitas, e prepararam as crianças para saber dizer ‘não’ quando essas substâncias lhes forem oferecidas.

O Tenente Paulo Seixa, coordenador do PROERD em Viçosa, explicou que o programa trabalha com crianças de 9 a 11 anos, pois “essa é uma faixa etária que ainda não teve contato com as drogas mas já são capazes de entender a proposta do programa”. Ele ainda contou que o método surgiu nos Estados Unidos na década de 80 e foi adaptado pela polícia mineira em 1997. Em Viçosa o programa instrui as crianças desde 2007 e o objetivo é ampliar o alcance a mais alunos: “Hoje somos três instrutores, eu, a Cabo Fernanda Coimbra e a Cabo Adriana Medina, mas o comandante já autorizou a formação de novos instrutores para ampliarmos o número de turmas”, contou Seixa.

Para o Secretário de Governo, Luciano Piovesan Leme, “a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar de Viçosa vem realizando um excelente e excepcional trabalho, em especial o magnífico trabalho do PROERD, que representa o desejo de todo e qualquer pai, que é ver seu filho longe das drogas e do álcool”, destacou. O Secretário ainda parabenizou as diretoras e professores das escolas que se envolveram e se empenharam para o sucesso do programa.

Comentários