Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Documento poderá ser acessado online e medida atende à legislação municipal

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 13, o secretário municipal de Saúde, Rainério Fontes, informou que a listagem com os nomes das pessoas que aguardam procedimentos ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde) será disponibilizada, em breve, de forma transparente, para toda a população, através do site oficial do Município de Viçosa.

De acordo com o secretário, a iniciativa não é mais do que cumprir a Lei Municipal 2.745/2019, que determina ao Município de Viçosa a adoção de medidas efetivas para garantir a divulgação da relação das filas, de forma eletrônica, e em local visível, os tópicos principais da lei.

Tanto na internet quanto nas unidades de saúde, o acesso à lei e ao passo a passo para a consulta das filas será amplo e irrestrito onde as pessoas terão ciência da listagem e suas posições na marcação de consultas com especialistas, exames e cirurgias na Rede Pública de Saúde, deixando claro que essas posições poderão sofrer alterações, de acordo com as prioridades previstas em lei e os protocolos de regulação em saúde.

O sistema consiste na disponibilização de logins e senhas para os profissionais reguladores e para o médico auditor que terão à sua disposição a relação de pacientes do SUS na cidade, de acordo com a prioridade e com a especialidade indicada. As pessoas que chegarem nas unidades de saúde do Município terão acesso aos banners, com QRCodes e links, que as conduzirão ao local do site onde estará disponível a listagem de prestadores de serviços do SUS e fila de espera.

Desta forma, segundo Rainério Fontes, a partir da solicitação de exames, cirurgias ou de outras demandas ligada à saúde, o sistema irá gerar uma fila automática com previsão de atendimento, melhorando e otimizando o processo que atualmente é feito de forma manual. A expectativa, de acordo com o secretário, é que nos próximos dias o novo sistema já esteja funcionando para atender a população viçosense.

Estiveram juntos com o secretário de Saúde na reunião, o chefe do Departamento de Controle e Regulação, José Ailton da Rocha Filho; o assessor de imprensa, Elson Rezende; o diretor de Tecnologia da Informação, Jeferson Soares Carvalho; o proprietário da empresa ToGov, Diego Falquetto, gestor do sistema; e o analista de processos da ToGov, Vinícius Rodrigues Dias.

Comentários