Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Da chuva ao sol, a Colônia de Férias de 2024 foi só diversão. De 23 a 26 de janeiro, cerca de 150 crianças frequentaram o Complexo Esportivo durante o período da tarde, passando por diversas atividades recreativas promovidas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, por meio do Departamento de Esportes e Lazer.

Nos dias de realização do evento, os participantes foram divididos em grupos de acordo com a idade, os quais foram acompanhados por um ou dois monitores. As turmas se revezaram nos ambientes, alternando entre os locais do Complexo Esportivo e as brincadeiras.

O cronograma foi o mais variado possível, incluindo parquinho, queimada, futebol, basquete, pula-pula, tobogã, entre muitas outras ações. Porém, com o calor do verão, o futebol de sabão e a piscina foram as atividades preferidas das crianças, desde as menores, de 5 anos, até as mais velhas, de 14.

Nem as leves chuvas em alguns períodos da tarde diminuíram o clima de alegria no Complexo Esportivo. Durante os quatro dias no projeto, os participantes se mantiveram animados, energéticos e amistosos, fortalecendo e criando laços entre si e com os “tios e tias”, sempre muito queridos em todas as edições do evento. No último dia, como recordação material dos momentos de diversão, os participantes da Colônia de Férias receberam uma camisa do evento.

Já no sábado (27), foi a vez das crianças neurodivergentes. No ginásio do Complexo Esportivo, os pequenos puderam brincar de bola, no pula-pula e no tobogã, além de participar de um circuito de atividades de estímulo à coordenação motora e autonomia, focando em movimentos variados, equilíbrio e agilidade, sempre assistidos pelos monitores. No final da manhã, as crianças atípicas também foram presenteadas com camisetas da Colônia de Férias.

Além da proposta de diversão, a equipe do Departamento de Esportes e Lazer, chefiado pelo educador físico Adailson Abranches, reforça que as Colônias de Férias desempenham um papel importante no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e de autopercepção dos participantes. O projeto inclui, dentre seus objetivos, o incentivo à livre iniciativa e à criatividade, a apresentação de vivências sobre o mundo e o estímulo ao desenvolvimento físico e pessoal das crianças. “Tendo uma abordagem pedagógica adequada, as Colônias de Férias se tornam um ambiente propício para a socialização, fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento de uma convivência ética entre os participantes”, afirmam os organizadores.

Comentários