A Procissão de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de maio, com saída e chegada em frente ao Santuário, seguida de Missa Campal Festiva, representou o ponto alto das festividades em homenagem à Padroeira de Viçosa e um momento de renovação espiritual para muitos fiéis.
Antes, pela manhã, foi celebrada a missa da Bênção das Rosas, seguida das bênçãos dos cavaleiros e do tradicional leilão.
Também foram celebrados missas e outros ofícios religiosos em memória ao aniversário de dedicação do Santuário de Santa Rita (23 de maio de 1961) e da canonização de Santa Rita (24 de maio de 1900).
Além da programação religiosa, o que não faltaram este ano foram as atrações culturais, todas as noites, após as missas, que também atraíram um excelente público, inclusive, a banda católica, Rosa de Saron, que fechou com chave de ouro a programação, com um concorrido show na Praça Silviano Brandão, local de toda a programação.
A encenação da vida de Santa Rita pelo Grupo Teatral Nova Luz, de São José do Triunfo, também foi muito aplaudida assim como o cantor Eros Biondini e dos grupos Samba Choro e Sobrenatural, que completaram a festa.
Parceria
A Prefeitura de Viçosa, este ano, ampliou sua parceria institucional ao apoiar integralmente a Festa de Santa Rita de Cássia, proporcionando uma infraestrutura robusta para a realização de diversas atividades culturais e religiosas, por intermédio da Secretaria de Cultura, Eventos, Turismo e Juventude.
Com isso, a administração reafirma o compromisso com a valorização das tradições locais, como este evento que ocorre anualmente em maio e representa uma expressão profunda da fé e da identidade cultural viçosense, reunindo milhares de fiéis e visitantes em celebrações que mesclam religiosidade e manifestações populares.
A Festa de Santa Rita de Cássia é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Viçosa, refletindo a importância histórica e cultural da santa para a cidade. Desde a construção da primeira ermida em sua homenagem, no princípio do século XIX, até os dias atuais, a devoção à Santa Rita tem sido um elemento central na formação da identidade viçosense.
Assessoria de comunicação PMV