Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A UFV recebeu, nesta quinta-feira (5), o vice-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, do Ministério da Defesa. Ele participou de uma reunião na reitoria e ministrou uma palestra, no auditório da Economia Rural, para fortalecimento do Projeto Rondon como Programa de Extensão Universitária.

Ao ministrar a palestra Avanços e Perspectivas do Projeto Rondon, o vice-almirante, que é também diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, destacou que o projeto permite ao universitário conhecer e vivenciar uma realidade do Brasil distinta da que ele normalmente vê e “tenha uma noção de cidadania e de como é possível construir um país melhor”. Ao mesmo tempo, “o município, que recebe o universitário, vê nesse jovem a esperança de um país melhor e de como pode crescer”.

A reitora em exercício, Rejane Nascentes, lembrou que o projeto se tornou tradição na Universidade, já que, das 24 operações realizadas nos mais diferentes municípios, a UFV esteve em 21, permitindo a transformação dos estudantes e professores que participaram, como também das comunidades que os receberam. Ela também disse que fazer parte desse projeto é primordial para os integrantes dos três campi da UFV.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Neto, o Projeto Rondon “sintetiza de forma substantiva aquilo que é a extensão universitária, possibilitando que Universidade alcance os rincões mais distantes do país”. Por isso, é uma honra ter a oportunidade de receber na UFV o vice-almirante e um dos coordenadores do Rondon, comandante José Antônio Gomes, “para conhecerem a nossa infraestrutura e nossa vontade de contribuir para o projeto”.

Presente na reunião e na abertura da palestra, o deputado estadual coronel Carlos Henrique Coelho de Campos destacou que “todo investimento do Ministério da Defesa na UFV resultará em bons frutos devido à potência da Universidade no ensino, pesquisa e extensão e ao comprometimento dos seus professores e estudantes”. Além dele, estiveram ainda os coordenadores da palestra, professores Cláudia Patrocínio de Oliveira e Fábio Coelho Sampaio, que falaram sobre a importância de docentes e estudantes participarem das operações do projeto.

Vale lembrar que os interessados em fazer parte das operações do Rondon devem acompanhar os editais divulgados no site do projeto e na página da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

Fonte: UFV

Comentários