Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Caminhamos agora a passos largos para o fim de 2018, em quatro dias um novo ano se inicia, e minha pergunta pra você é. Está satisfeito com o que esse ano foi? Gostaria de poder mudar algo ou conduzir seu 2019 de forma diferente?

Mudar tudo, ou não mudar nada são extremos nos quais “quase ninguém” se encaixaria. A maioria de nós pobres mortais tem sim coisas a manter e outras a transformar. Nessa época festiva é muito comum fazermos as velhas (novas) promessas de ano novo.

Já virou uma tradição das confraternizações familiares ou de trabalho frases “proféticas” do tipo. Esse ano eu paro de beber, vou emagrecer tantos quilos, agora vou poupar para um sonho de consumo…, entre tantas outras possibilidades.

Certo, promessas todos fazem ou ainda farão, mas quantas das suas você realmente cumpriu?  Pense comigo… Imagino que deva ter chegado a um número pequeno, ou não tão grande quanto gostaria. Resta saber por quê?

Por que proporcionalmente, a maioria de nós, assume tantos compromissos e honra tão poucos. Talvez a resposta esteja em nossos hábitos ou em nossa dificuldade de muda-los. De forma bastante resumida, eu poderia dizer que um hábito é um comportamento adquirido por meio de repetição.

Retomando os exemplos citados a cima, parar de beber, emagrecer, ou poupar são compromissos que exigiriam o abandono de alguns hábitos e possivelmente a aquisição de novos. Por exemplo, não dá pra parar de beber frequentando bares, ou emagrecer “comendo errado” e ainda, não se pode poupar sem deixar de ser perdulário.

O problema é que focamos na meta e não no processo e isso dificulta a realização. Não queira dar um passo maior que suas pernas, “fatie seus objetivos”, assim ao invés de estar dispersa num grande compromisso, sua energia estará concentrada em uma etapa de cada vez.

Caso não saiba como começar busque ajuda, um psicólogo, gestor financeiro, coaching ou nutricionista pode ser útil na construção da nova pessoa que você pretenda ser. Beba de várias fontes, mudar exige mudança.

 

Comentários