Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
ONU

Na foto: Luciano Piovezan , Ângelo Cheguer, Rodrigo Cardoso

No dia 24 último, Viçosa ganhou do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), órgão vinculado à ONU, o Certificado de Compromisso de Resiliência aos Desastres. Assinado no gabinete do prefeito Ângelo Chequer, na presença do Secretário de Governo, Luciano Piovesan, o certificado firma o compromisso do município em manter dez medidas para evitar prejuízos materiais e humanos em desastres naturais.

O título é parte da campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, promovida pelo órgão da ONU em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério das Cidades. Uma cidade resiliente, segundo a organização, é “aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos”.

Entre as dez medidas necessárias para possuir o certificado destacam-se o planejamento e organização de uma resposta eficaz em caso de desastre e perseguir um desenvolvimento urbano resiliente, além de proteger as barreiras naturais do ecossistema.

Segundo o Chefe do Departamento de Defesa Civil, Rodrigo Cardoso, atualmente, apenas 17 municípios de Minas Gerais possuem o certificado. Ele destaca ainda que esse título vem para coroar “o trabalho feito no município, que não sofreu nenhuma fatalidade por desastre natural nos últimos anos”.

Já para o Secretário de Governo, pasta a qual a Defesa Civil municipal foi vinculada após a reforma administrativa, o título ainda pode abrir portas no município que “agora está apto a receber recursos da Defesa Civil estadual e federal, que dão preferência a municípios com boas práticas, atestadas agora por esse Certificado”. Ainda segundo Piovesan, a redução de riscos de desastres “ajuda na diminuição da pobreza, favorecendo a geração de empregos e oportunidades comerciais, contribuindo para uma igualdade social e ecossistemas mais equilibrados”.

O Prefeito Ângelo Chequer parabenizou a iniciativa e elogiou o trabalho da equipe, destacando o esforço de todos os setores da administração municipal na busca de meios que viabilizem a organização e estruturação dos setores no apoio à comunidade viçosense, bem como permita à Prefeitura dotar estruturas organizadas de respostas eficientes em casos de desastres naturais.

FONTE ASSESSORIA DE IMPRENSA PMV

Comentários