Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

_MG_6865 _MG_8062 _MG_8291 _MG_8320 _MG_8332Um motorista consciente de sua responsabilidade no trânsito. Essa é a ideia da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz a campanha “Seja Você a Mudança no Trânsito”. Até o final desta semana, uma série de atividades estarão sendo realizadas em todo país para incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Nesse sentido, o Departamento Municipal de Trânsito (DETRA) iniciou na quinta-feira da semana passada as ações locais como parte da campanha. A primeira ação foi a realização da segunda Oficina de Trânsito para a Terceira Idade, com idosos do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI), que participaram de aulas práticas sobre os principais obstáculos urbanos encontrados em um trajeto simples do dia-a-dia, que atrelados à mobilidade reduzida dos idosos e até mesmo à distração, podem causar acidentes. Os alunos da melhor idade também aprenderam como utilizar corretamente os semáforos para pedestres que funcionam com acionamento manual e receberam dicas de segurança na faixa de pedestre.

Na sexta-feira foram instaladas faixas com frases chamativas em vários pontos da cidade. Elas trazem conteúdos com dicas para os pedestres, ciclistas, motoqueiros e motoristas. Segundo Juliana Ladeira, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, foram escolhidos locais estratégicos para a instalação de cada uma das faixas. A que alerta sobre a combinação perigosa entre bebida alcoólica e volante, por exemplo, foi colocada na Avenida Santa Rita – região com grande concentração de bares e consumo de bebida alcoólica.
Já para esta semana estão sendo planejadas blitz informativas, onde serão distribuídos folders com as principais infrações cometidas pelos condutores de veículos motorizados e os respectivos valores de multas. O material também traz informações a respeito dos efeitos do álcool por nível de consumo. O Chefe do Departamento de Trânsito, Sargento Magalhães, acrescenta que “90% do álcool é absorvido pelo sangue no período de uma hora. Seu efeito permanece por várias horas. Café forte ou ducha fria não resolvem o problema. O único remédio é o tempo. Basta um copo de carveja para que a percepção de distância e de velocidade sejam prejudicadas.”
Na próxima quinta-feira (24), o Departamento irá expor, no calçadão da Rua Arthur Bernardes, um carro e uma moto que se envolveram em acidentes. No local também serão distribuídos panfletos. Em determinado dia que não  foi divulgado o Departamento também promoverá uma campanha pelo respeito às vagas de estacionamento de portadores de necessidades especiais. A ideia é deixar cadeiras de rodas em algumas vagas comuns, com uma placa mostrando a frase “só um minutinho”, em referência à desculpa dita por quem geralmente desrespeita as vagas exclusivas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMV

Comentários