Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
A cidade pontua 9,47 na Escala Brasil Transparente e ocupa a 25º colocação no ranking nacional   
A Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Transparência divulgaram na última quarta-feira (12) a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. Viçosa ficou entre as cidades mais transparentes do país, ocupando a 3ª posição em Minas Gerais e o 25º lugar no ranking nacional com a nota de 9,47.

A Escala Brasil Transparente busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos. Nessa edição da escala, o ETB 360º, além da transparência passiva – que é a existência de canais de atendimento ao cidadão (SIC ou similar) e de um sistema, formulário eletrônico ou e-mail para envio de pedidos de acesso a informações públicas – , já avaliada em outras edições, também foi analisada a transparência ativa, que se refere à disponibilização de informações públicas de maneira espontânea na internet, tendo como exemplo sites oficiais e portais da transparência.

Viçosa cresceu no ranking nos últimos anos, avaliada com 0 pontos no mesmo ranking em 2016, a Prefeitura adotou medidas para tornar os dados públicos e a administração mais transparente. Em 2017, dentre as ações adotadas, a administração atualizou e aprimorou o portal da transparência, alcançando, na edição daquele ano, a pontuação 9,44 e o 148º lugar no ranking nacional. Na avaliação divulgada esta semana, cujos dados foram colhidos de julho a novembro de 2018, a cidade conquistou a nota 9,47, ultrapassando mais de 100 cidades, incluindo a capital Belo Horizonte.

De acordo com o Superintende de Gestão Pública e Governança Luciano Piovesan, este resultado demonstra em primeiro lugar um forte trabalho em equipe, onde vários setores de diversos órgãos da Prefeitura de Viçosa são responsáveis pelo abastecimento diário de informações como contratos, licitações, convênios e também o pronto atendimento à demandas da população por meio do canal e-SIC, Ouvidorias e outros meios no sítio eletrônico da PMV: “a transparência e o zelo na gestão municipal são pilares fundamentais da atual administração”, afirmou Piovesan.

O Superintendente destacou ainda que desde o início da atual gestão municipal, foi adotado um plano de metas estratégicas que estão distribuídos em 10 eixos temáticos e o eixo “Gestão Pública e Planejamento” engloba todas as ações que permitem um administração eficiente, com qualidade no gasto público, com ética, zelo e transparência.

O Prefeito Ângelo Chequer recebeu com alegria a notícia da classificação de Viçosa no ranking nacional do “Escala Brasil Transparente” da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério da Transparência e ressaltou: “isto demonstra que estamos no caminho certo e que nossa administração tem como foco a atuação pelo coletivo, com muita responsabilidade e atenção às questões primordiais de uma gestão pública que precisa ser ética e transparente”, reforçou o Prefeito.

Fonte: PMV
Comentários