Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

VIÇOSA FOTO PEDRO OMAR

O alerta foi emitido pelo Singe (Sistema de mateologia e recursos hídricos de Minas Gerais) e Igam (Instituto mineiro de gestão das águas)

A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) entra em estágio de dissipação, mas ainda deverá provocar acumulados significativos na porção centro/sul do estado. A previsão é de tempo instável em todo o estado, com tempestades severas com potencial para granizo, na porção leste/sudeste do estado, entre o Vale do Mucuri e o Sul de Minas. Já entre o Triângulo Mineiro, Oeste do Sul de Minas, Central e Oeste, centro/sul da Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata, nessas regiões as tempestades poderão gerar altos acumulados de chuva, que podem chegar a marca dos 100mm em curto período de tempo e vendaval.

A porção Norte do estado, entre o Noroeste, Norte e Vale do Jequitinhonha, tempestades isoladas a tarde, sem acumulados significativos. Belo Horizonte, tem previsão de tempo instável, com variação da nebulosidade e tempestades acompanhadas de raios, ventos fortes e com tendência para provocar enxurrada. A região de BH e Metropolitana de BH terão acumulados entre 50 – 70mm, podendo ultrapassar os 120 mm.

A ZCAS entra em estágio de dissipação, mas ainda deverá provocar acumulados significativos na porção centro/sul do estado. A previsão é de tempo instável em todo o estado, com tempestades severas com potencial para granizo, na porção leste/sudeste do estado, entre o Vale do Mucuri e o Sul de Minas.

Já entre o Triângulo Mineiro, Oeste do Sul de Minas, Central e Oeste, centro/sul da Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata, nessas regiões as tempestades poderão gerar altos acumulados de chuva, que podem chegar a marca dos 100mm em curto período de tempo e vendaval. A porção Norte do estado, entre o Noroeste, Norte e Vale do Jequitinhonha, tempestades isoladas a tarde, sem acumulados significativos. Belo Horizonte, tem previsão de tempo instável, com variação da nebulosidade e tempestades acompanhadas de raios, ventos fortes e com tendência para provocar enxurrada.

A região de BH e Metropolitana de BH terão acumulados entre 50 – 70mm, podendo ultrapassar os 120 mm. Previsão de Tempo Severo: Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje.

As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

Foi identificada possibilidade de Tempo Severo relacionada a ocorrência de ventos mais fortes e chuva intensa, para o período de vigência desse boletim de previsão. As microrregiões que poderão ser atingidas, são: Patrocínio, Paracatu, Uberlândia, Uberaba, Unaí, Patos de Minas, Três Marias, Bom Despacho, Sete Lagoas, Aimorés, Caratinga, Curvelo, Conceição do Mato Dentro, Itabira, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Juiz de Fora, Ubá, Barbacena, Cataguases, Andrelândia, São Lourenço, Araxá, Piumhi, Formiga, Divinópolis, Itaguara, Ouro Preto, São João del Rei, Lavras, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Campo Belo, Oliveira, Passos, Poços de Caldas, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. OBS: Definição de Tempo severo: é definido com uma Tempestades produz granizo, vendaval, tornado em solo.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma. É a probabilidade que uma pessoa, em um determinado ponto, tem para observar um evento de Tempo Severo (granizo, vendaval, tornado e chuva intensa) em um raio de 40 km de distância dela. AVISO DE CHUVA – Próximas 24 horas: O padrão atmosférico deverá provocar acumulados expressivos de precipitação hoje, entre o Triangulo Mineiro, Sul de Minas e porção sul do Vale do Rio Doce, acumulados entre 80 e 120mm, podendo ultrapassar os 150mm em curtos períodos de tempo. Noroeste, Central, Metropolitana e porção norte do Vale do Rio Doce, as chuvas continuam e podem tempestades severas podem gerar acumulados entre 50 e 70mm com valores extremos de 120mm. As microrregiões passíveis de serem atingidas, são: Patrocínio, Paracatu, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Três Marias, Bom Despacho, Sete Lagoas, Aimorés, Caratinga, Curvelo, Conceição do Mato Dentro, Itabira, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Juiz de Fora, Ubá, Barbacena, Cataguases, Andrelândia, São Lourenço, Araxá, Piumhi, Formiga, Divinópolis, Itaguara, Ouro Preto, São João del Rei, Lavras, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Campo Belo, Oliveira, Passos, Poços de Caldas, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. OBS: O mapa de chuva somente é elaborado, quando ocorrerá acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados de chuva que poderão causar danos em determinada região. Danos como: Enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

 

Comentários