Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Se eu te perguntasse qual a palavra mais importante que existe, o que você me diria? Amor, fé, amizade, justiça, e paz são algumas das respostas mais frequentes a essa pergunta, mas não é de nenhuma delas que falarei hoje. Quero que conversemos agora, sobre uma outra palavra de grande poder.

Essa palavra, é Não, você já parou pra pensar quanta força existe num não, e o quão importante é, dizer não na medida certa? Muitos são os que se enrolam numa multidão de compromissos, só por que não sabem dizer não, e por fim, se veem frustrados e frustrando outras pessoas.

Quantas vezes você já esteve numa situação assim? Assumiu uma responsabilidade para ajudar alguém, e acabou comprometendo seu descanso, seu lazer, e não raras vezes, até seus próprios projetos. Foi se deixando de lado, e tomando para si as demandas dos outros.

Pare com isso imediatamente. Não que você deva se tornar alguém excessivamente egoísta, que nunca se dispõe a ajudar ninguém, não é isso que estou dizendo. O que quero que entenda, é que dizer sempre sim te tornará escravo da vontade alheia, e produzirá a sua volta uma multidão de aproveitadores.

Diga sim quando o sim for possível, não responda apressadamente, avalie o peso de aceitar a nova demanda, e se ela te exigir demais diga não, um “curto e grosso” não. Isso pode ser realmente libertador. Liberta você das obrigações alheias e liberta o outro para assumir suas próprias responsabilidades.

Comentários