Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Neste ano, Sebrae Minas será responsável pela “fermentação” de ideias, através de capacitações técnicas e apresentação das tendências do mercado cervejeiro

 

Pela quinta vez, a cidade de Tiradentes será palco de um dos principais encontros cervejeiros do estado de Minas Gerais, o TremBier Festival. Criado em 2012 e idealizado pelo empresário e chef de cozinha Luiz César Costa, o evento é batizado em homenagem à charmosa Maria Fumaça e ao jeito mineiro de falar.  O festival ocorre de 3 a 5 de maio e terá a participação do Sebrae Minas, com o Seminário sobre cervejas especiais, que ocorre nos dias 4 e 5. Neste ano, o Sebrae será o responsável pela “fermentação” de ideias, através de capacitações técnicas e apresentação das tendências do mercado cervejeiro.

O Seminário sobre cervejas especiais ocorre no SESI Centro Cultural Yves Alves, a partir das 9h, no sábado e no domingo. As inscrições devem ser feitas no site da Sympla. As vagas são limitadas.

A ação irá mostrar aos participantes que não são profissionais da área, mas que são apreciadores ou que produzem cerveja em casa, que o mercado cervejeiro ainda proporciona boas oportunidades. “Durante o seminário, daremos instruções sobre como se profissionalizar neste setor e investir na abertura de uma cervejaria. Além disso, levaremos conhecimento àqueles que já atuam profissionalmente no setor de cervejas especiais, com palestras sobre tributação, marketing digital e processo de nacionalização de alguns insumos, como o lúpulos, por exemplo”, sublinha o analista do Sebrae Minas Gustavo Magalhães.

Na programação, as palestras “Cerveja de guarda”, “Legislação e registro de cervejarias e rótulos”, “Como transformar sua paixão cervejeira em negócio”, “Cerveja artesanal: rota para o mercado”, “Como os impostos interferem no preço final da sua cerveja” e “Sede digital: um copo cheio de tendências em mídias sociais para o mercado cervejeiro”, além do case de sucesso da Cervejaria Golen. A Palestra Magna “Cervejas especiais – cenário e tendências” ocorre no dia 4, a partir das 17h15.

Segundo o Anuário da Cerveja no Brasil 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o país fechou o ano com 889 cervejarias em operação. Nessa quantia entram apenas aquelas com fabricação própria. Somando-se as ciganas (que usam instalações de terceiros), a quantidade é bem maior. Das 889 cervejarias em operação no país e registadas no Mapa, 19 são de Nova Lima e 9 de Juiz de Fora.

Em relação aos registros de produtos de cerveja e chope, Minas aparece em 1º lugar, com quase 1.400 processos deferidos. Em seguida, aparecem São Paulo e Rio Grande do Sul. Hoje, o Brasil possui 479 municípios com cervejarias, o que representa quase 10% do total de municípios existentes no país (5.570).

O acesso ao TremBier Festival é gratuito, com exceção de palestras, cursos e circuito gastronômico, que têm custo à parte. Completam a programação o 5º Concurso de Cerveja Artesanal e a 2º Corrida Alcoológica TremBier Backer, que ocorrem no dia 4, sábado.

Seminário sobre cervejas especiais – TremBier Festival 2019

Data: 4 e 5 de maio de 2019

Local: SESI Centro Cultural Yves Alves (Tiradentes)

Informações: (32)3372-3833

Investimento: R$ 100,00

Inscriçõeshttps://www.sympla.com.br/seminario-sobre-cervejas-especiais—sebrae-e-festival-trembier__491784

Informações sobre o TremBier Festival 2019: www.trembier.com.br

Comentários