Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando, desde abril deste ano, sobre a volta do sarampo no Brasil e em outros 10 países da América. Entre 1° de janeiro e 23 de maio foram registrados 995 casos de sarampo no país e, deste total, três mortes, sendo a mais recente no último dia 28 de junho no norte do país.
O sarampo era considerada doença erradicada no Brasil pela OMS desde 2016, mas o surto, concentrado até o momento na região Norte, ameaça se espalhar por todo o país uma vez que a doença é altamente contagiosa. Desde 2012, a média da vacinação não bate a meta de 95% de pessoas imunizadas em todo território nacional, índice necessário para que a doença volte a ser considerada erradicada.

A forma de se prevenir da doença é através da vacinação. A vacina tríplice viral, que além de combater o sarampo também previne contra caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente, durante todo o ano, nos postos de saúde em todo o país.

Em 2017, Viçosa ultrapassou a meta nacional, vacinando 118,6% do público-alvo. As vacinas  estão disponíveis em todas as UBSs do município e também na Policlínica.

A vacina deve ser tomada em duas doses ainda na infância, a primeira logo após a criança completar 1 ano e a segunda, entre 15 e 24 meses, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Porém, aqueles que não foram imunizados na idade correta, poderão tomar a tríplice viral em uma única dose até os 49 anos.

A falta de imunização através da vacina deixa o indivíduo suscetível à contaminação que pode levar a morte ou deixar graves sequelas para o resto da vida, tais como problemas neurológicos, surdez e cegueira.

 
CONFIRA OS DIAS HORÁRIOS DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE DE VIÇOSA:
 
Nas UBSs de Cachoeirinha, Nova Viçosa/Posses, Laranjal/Barrinha/Cidade Nova e Bom Jesus a vacinação é oferecida às terças e quintas-feiras.
UBSs do Santa Clara I e Santa Clara II oferecem vacinação às terças.
A população atendida pelas UBSs de Novo Silvestre, Silvestre, Santo Antônio I e Santo Antônio II tem vacinação às quartas-feiras.
Nas UBSs do Nova Era, Amoras, São Sebastião e João Braz a vacinação é realizada nas quintas-feiras.
Os usuários da UBS de São José do Triunfo podem se vacinar de segunda a sexta-feira.
A população de regiões sem cobertura de UBSs pode se vacinar na Policlínica, que também funciona de segunda a sexta-feira.
O horário de vacinação nas UBSs é da 8h às 10h30 e de 13h às 15h30. Na policlínica a vacinação é das 8h às 16h
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMV
Comentários