Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
8e4262ca-8125-47fa-8ab2-9d060f146e99Durante a manhã e tarde desta quinta-feira, dia 3, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, esteve reunido com todos os secretários municipais na sala de videoconferência da Universidade Aberta Integrada (UaiTec Viçosa). Essa foi a primeira reunião geral do secretariado com o prefeito neste ano e teve entre seus objetivos dar continuidade à agenda de encontros para avaliação do programa de metas trimestrais da administração.
Na oportunidade os secretários municipais de educação, saúde, governo, administração, fazenda, finanças, desenvolvimento, agropecuária, cultura, assistência social e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), apresentaram o rendimento das metas estabelecidas para suas pastas e departamentos vinculados durante o primeiro trimestre deste ano. Ainda o secretário de governo, Luciano Piovesan Leme, responsável pelo acompanhamento do planejamento e cumprimento das metas, apresentou o balanço final do aproveitamento das metas dos quatro trimestres de 2015, cuja média alcançou 68%.
“Considerando que esse foi o primeiro ano de aplicação desse modelo pioneiro e diferenciado de gestão, o resultado foi satisfatório”, avaliou o secretário de governo, que destacou que o principal ganho da administração tem sido uma maior eficiência na gestão de recursos e de pessoal, graças ao comprometimento dos servidores responsáveis pelas metas e a integração entre as secretarias.
Na opinião do prefeito Ângelo Chequer, a administração tem conquistado a confiança da população: “estamos quebrando muitos paradigmas com uma equipe afinada que tem feito um trabalho diferenciado, com planejamento, transparência e responsabilidade”. Chequer também avaliou positivamente o aproveitamento das metas e anunciou que na próxima semana se reunirá com cada secretário separadamente para definir as prioridades para a elaboração das metas do próximo trimestre.
A reunião contou também com a participação da controladora, da auditora e do ouvidor municipal, que aproveitaram a oportunidade para anunciar aos secretários que já se encontra implantado na prefeitura o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) – um mecanismo regulamentado pela Controladoria Geral da União (CGU) que possibilita que qualquer cidadão solicite e receba informações públicas requeridas a órgãos e entidades. A controladora geral do município, Sônia Maria Mesquita, ressaltou que com a medida o município fica em dia com a Lei Federal nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em sequência o procurador geral do município, Marcelo Maranhão Simões, a pedido do prefeito, entregou aos secretários um manual elaborado pela procuradoria que esclarece as condutas vedadas aos agentes públicos nesse ano de eleições municipais. A Lei Federal nº 9.504/1997, estabelece normas para a realização das eleições, também proíbe aos agentes públicos de um modo geral, a realização de algumas condutas durante um certo período anterior à data das eleições e também durante um período posterior a elas. O prefeito enfatizou que todos os funcionários devem ter ciência das regras a fim de se evitar o uso indevido da estrutura pública em troca de benefícios políticos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMV

 

Comentários