Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Acidentes acontecem! E a orientação aos cidadãos que sofrem com picadas de animais peçonhentos é: procurar atendimento no hospital São Sebastião. De acordo com o setor de Vigilância Ambiental, foram registrados em 2018, 163 casos de acidentes com animais peçonhentos e 137, em 2019.

O animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos entre outros. De acordo com o Ministério da Saúde, os  animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes; escorpiões; aranhas; lepidópteros (mariposas e suas larvas); himenópteros (abelhas, formigas e vespas); coleópteros (besouros); quilópodes (lacraias) e cnidários (águas-vivas e caravelas).

O combate aos animais peçonhentos é realizada em ação conjunta com a comunidade. As pessoas devem evitar acumular lixo e entulho nos quintais e terrenos e combater a proliferação de insetos que, por exemplo, são alimentos para os escorpiões.

Dentre os casos registrados em 2019, 81 foram com escorpiões. Para evitar acidentes, alguns cuidados podem ser tomados como: usar proteção para mexer em lixo e entulhos; evitar encostar-se em muros e árvores com buracos; manter os ralos limpos e fechados; fechar buracos no chão que possam servir de esconderijo; fechar frestas nos telhados e forros da casa; não deixar roupa secando junto a muros e plantas; manter o quintal e o jardim limpos e sem acúmulo de materiais e sacudir roupas e sapatos antes de usar.

Ao ser picado, o primeiro passo é procurar o hospital São Sebastião o mais rápido possível, caso seja necessário os sintomas da picada do animal serão tratados e o soro contra o veneno será aplicado.

Deve-se limpar o local da picada com água e sabão e podem ser aplicadas compressas mornas. Quando for possível, é orientado que o escorpião seja levado ao até o atendimento, mesmo se já estiver morto.

Ao identificar a picada, não é recomendado tentar sugar o veneno e nem prender a circulação no local. Furar, queimar, passar substâncias ou fazer curativos também não são eficazes, podendo piorar a situação de quem foi picado. É importante que a pessoa seja mantida em repouso.

Comentários