Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, terminou no dia 07/12/2019, mais uma etapa do projeto de ampliação do Sistema de Reservação de água tratada do município. A finalização da construção e instalação do reservatório de 3 milhões de litros, que será interligado no sistema de abastecimento municipal da ETA II – Violeira, atualmente responsável por  até 80% da água tratada distribuída à população.

Instalado ao lado do reservatório de 1 milhão de litros, próximo ao Condomínio Vale das Acácias, o local é estratégico devido à altura, possibilitando distribuir água por gravidade, melhorando a pressão nos pontos finais de abastecimento, conforme informou o engenheiro civil Diogo Rezende, Diretor de Engenharia e Manutenção da Autarquia.

Em abril de 2019, após a terraplanagem executada, iniciou a construção a construção do reservatório de 3 milhão de litros.

A base do reservatório de 20 metros de diâmetro, com mais de 12 toneladas  de ferro armado.

A base do reservatório tem 20 metros de diâmetro, concretada.

O reservatório de 3 milhões de litros finalizado, que receberá água tratada pela ETA II – Violeira, após a finalização da adutora de interligação.

Segundo o SAAE as obras de ampliação da ETA – II, 48% dos recursos são da própria Autarquia. Os outros 52% conseguidos através de empréstimo junto ao BDMG, no valor de R$ 2.967.560,80, foram utilizados na construção de 2 reservatórios sendo um de 3 milhões de litros (já concluído) e 500 mil litros (já concluído no Bairro Bom Jesus) e uma adutora de interligação do reservatório de 3 milhões de litros com a ETA II – Violeira (em construção).

Luciano Piovesan, Diretor presidente do SAAE, acompanhou o início das obras da adutora de interligação do novo reservatório com a ETA II.

A empresa Pilone Construção e Conservação Ltda., iniciou no dia 28/10/2019, a construção da adutora de 1.400 metros, com previsão de término em 90 dias.

Luciano Piovesan Leme, Diretor Presidente da Autarquia, informou que a construção dos reservatórios do Bom Jesus, do reservatório próximo ao Condomínio Vale das Acácias e a instalação da adutora de interligação entre este e a ETA-II, fazem parte das obras de ampliação do sistema de reservação de água do município e do “Projeto de Prevenção e Controle de Perdas”.

“Com as obras de infraestrutura que estamos realizando, poucos municípios do Brasil poderão oferecer a segurança hídrica que Viçosa terá, requisito essencial para atrair novos investimentos no município, gerando empregos e renda à população”, afirmou Piovesan.

O SAAE informou na última sexta-feira (06/12) por comunicados à imprensa, que devido às obras de construção da adutora de interligação da ETA II – Violeira, o acesso ao Bairro Violeira pela descida ao lado do Condomínio Recanto das acácias, estará interditado para veículos de 09 à 16 de dezembro de 2019, pedindo aos pedestres que passarem pelo local que redobrem a atenção evitando acidentes.

Informações adicionais

Os sistemas de distribuição e tratamento que abrangem a ETA I (Violeira) e ETA II (Bela Vista) possuem atualmente reservação de 5,96 milhões de litros de água tratada. Quando somados aos reservatórios de água tratada dos poços artesianos que atendem aos distritos e zona rural totalizam 6,4 milhões de litros de água tratada, na capacidade de armazenamento municipal.

Diante do consumo diário médio de 17,3 milhões de litros de água tratada do município, a atual capacidade de reservação de 6,4 milhões de litros de água garante o abastecimento de Viçosa por menos de 12 horas (em caso paralização total do sistema).

Após finalizadas as obras em andamento, Viçosa terá uma capacidade de reservação de água tratada do município de 9,9 milhões de litros de água tratada, subindo mais de 50% da capacidade atual. Essa nova capacidade de reservação garante 18 horas de abastecimento da população no caso de uma paralização total do sistema.

Fonte: SAAE

Comentários