Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Após aumentar o volume de água tratada ofertado à população, com a conclusão em fevereiro deste ano da primeira fase de ampliação da ETA II –  Violeira (captação Rio Turvo), passando de 120  para 165 Litros de água tratada por segundo (L/s),  o Saae Viçosa busca aumentar a capacidade de reservação de água tratada no município.

Os sistemas de distribuição e tratamento que abrangem a ETA I (Violeira) e ETA II (Bela Vista) possuem reservatórios de 5,96 milhões de litros de água tratada. Quando somados aos reservatórios de água tratada dos poços artesianos que atendem aos distritos e zona rural totalizam na capacidade de armazenamento de 6,4 milhões de litros de água tratada.

Diante do consumo diário médio de 17,3 milhões de litros de água tratada do município, a atual capacidade de reservação de 6,4 milhões de litros de água garante o abastecimento de Viçosa por menos de 12 horas (em caso paralização total do sistema).

No último dia 09, segunda-feira a Autarquia Municipal apresentou junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) o projeto básico para a construção de dois reservatórios sendo um de 3 milhões de litros e 500 mil litros e uma adutora de interligação do reservatório maior com a ETA II – Violeira.

O financiamento poderá atingir o valor de R$ 3.000.000,00 (Três milhões de reais), conforme  autorização da Câmara Municipal ocorrida em reunião do dia 20/09/2017, após visita dos vereadores à ETA II Violeira  (foto).

(Foto)

Após aprovado o financiamento possibilitará ao Saae aumentar em mais de 50% a capacidade de reservação de água tratada do município. Com os novos reservatórios outras melhorias são esperadas, com melhorias na pressão do sistema de distribuição tornando a estabilização do sistema de forma mais rápida em casos de interrupção.

Informações adicionais

Viçosa atualmente possui um sistema de distribuição com cerca de 260 mil quilômetros de tubulações, distribuem 17,3 milhões de litros de água por dia à população do município. Somam-se 16 poços artesianos que fornecem água para comunidades urbanas e rurais, condomínios e distritos. Num total de 15 sistemas de abastecimento de água que auxiliam a demanda total do município incluindo as duas ETAs. A Universidade Federal de Viçosa possui estação de tratamento própria, concorrendo com o município na captação no manancial do Ribeirão São Bartolomeu.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SAAE

Comentários