Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, se reuniu no dia 23 de junho,  sexta-feira,  com diretoras e supervisoras das escolas municipais, em encontro promovido pelo SAAE e DEMA para discutir possíveis modificações no plano pedagógico das escolas com a inclusão do tema lixo e reciclagem. O diretor da Autarquia anunciou os planos de modificações no sistema de coleta de lixo em Viçosa para 2018.

Em junho de 2016, a Autarquia modificou os horários e áreas de coleta, visando dar eficiência ao sistema, porém o descarte de resíduos mal acondicionados, fora dos horários ou dias de coleta estão dificultando os esforços do poder público, deixando algumas áreas do município muito sujas, apesar da coleta realizada.

Técnicos da Autarquia vinham visitando outras cidades buscando iniciativas de sucesso nessa área. Por exemplo, o município de Itaúna que tornou-se referência com uma taxa de reciclagem de 23% dos resíduos coletados, correspondendo a 170 toneladas mensais de lixo, que deixam de ser descartadas no aterro sanitário mensalmente. No mês de abril deste ano, a Autarquia com membros da ACATE e ACAMARE, visitaram e conheceram o sistema de coleta seletiva daquele município.

O ponto principal do sistema de Itaúna está na coleta do lixo seco e lixo úmido separados, em dias alternados, auxiliando o processo de separação e destinação dos resíduos. Naquele sistema existe a participação efetiva da população que inicia a separação do lixo úmido e seco dentro das residências. Segundo Rodrigo Bicalho,  diretor presidente do SAAE Viçosa “a equipe técnica da Autarquia conheceu as instalações e todo o sistema de coleta, e prepara a logística necessária para implantação a partir de janeiro de 2018 da coleta de lixo seco e lixo úmido separados em dias alternados em Viçosa, sendo peça chave,  o envolvimento das escolas nesse processo de mobilização das famílias.” Completou o diretor da Autarquia.

Segundo os técnicos da Autarquia, além de aumentar a vida útil do aterro sanitário municipal, a coleta de lixo úmido e seco separados aumentaria muito a quantidade de material reciclável fornecidos às Associações de catadores, que atualmente não passa de 6% em Viçosa.

Assessoria de comunicação

Comentários