Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

unnamed (1)Devido à acentuada baixa do volume d’água nas lagoas da UFV, observada nos últimos dias, o Saae decidiu ampliar, de uma para duas vezes por semana, o corte de 12 horas no abastecimento programado aos bairros. O racionamento de 24 horas por semana está sendo antecipado em relação ao ano passado, quando a medida foi decretada já no final de outubro, sendo revogada no final de novembro devido à ocorrência de algumas chuvas no período.
No início do ano passado, atingida pela longa estiagem que prevaleceu no Sudeste e em quase toda a Zona da Mata mineira, Viçosa declarou “estado de alerta” pela diminuição das chuvas no dia 8 de fevereiro de 2014 e o racionamento de água através do Decreto nº 4.760, de 9 de outubro de 2014. Desde então, Prefeitura e Saae adotaram medidas para garantir o abastecimento da população, a principal delas “a escala técnica” de racionamento de água, que continua até hoje.
Agora, apesar do racionamento de 24 horas por semana nos bairros, o Saae avisa que não está descartada a implantação de novas medidas para evitar o colapso do abastecimento.
“Os levantamentos realizados pelos técnicos do Saae concluíram a necessidade de intensificar o racionamento. A medida menos impactante para os usuários foi a ampliação do racionamento de 12 para 24 horas por semana, divididos em dois dias”, informou o diretor presidente da autarquia, Luiz Carlos D’Antonino.
Segundo Vicente Alvim, diretor técnico do Saae, “a ampliação do racionamento é uma medida imprescindível”. Alvim disse que o volume de água captado na ETA 1 para tratamento está em torno de 40 litros por segundo, menos da metade da vazão normal, que é de aproximadamente de 90-100 litros por segundo.
A equipe técnica do Saae informou que vem realizando constantes manobras entre a ETA I, localizada no centro da cidade e ETA II, no bairro Violeira, com o objetivo de equilibrar a baixa dos principais reservatórios municipais.
A crise no abastecimento também volta a afetar a UFV que, por meio da Pró-reitoria de Administração, divulgou nota pedindo a colaboração da comunidade universitária para o uso consciente da água, controlando o consumo e evitando perdas e desperdícios. “Isso se faz necessário em função do período crítico de disponibilidade de água no Ribeirão São Bartolomeu, que voltou a colocar em risco o abastecimento em Viçosa e no campus da UFV”, justifica a Pró-reitoria.
Denúncias de mau uso ou desperdícios podem ser feitas pelo tele atendimento: (31) 3899-5600 ou através [email protected].

Confira a tabela de racionamento
Segunda e quinta-feira de 7 às 19 horas: Silvestre, Amoras, Vau-Açu, Floresta, Boa Vista, Marques, Liberdade, Santa Clara (sentido bairro de Fátima), Nova Viçosa e Posses.
Terça e sexta-feira de 7 às 19 horas: Santa Clara (sentido ao bairro São Sebastião), Morada do Sol, Jardim Europa, Morro do Cruzeiro, Ramos, Vereda do Bosque, Agros, Rua das Estrelas, Rua da Conceição, Rua Gomes Barbosa, Av. Santa Rita, Clélia Bernardes, João Brás, Violeira, Recanto da Serra, Inconfidentes, Sagrada Família, Bom Jesus, Bela Vista, Centro e Lourdes.
Quarta-feira e sábado de 7 às 19 horas: Barrinha, Laranjal, Cidade Nova, Grota dos Camilos, Nova Era, Vale do Sol e Santo Antônio.

Comentários